Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 31 de Março de 2020 às 03:00

iFood: para ir além do delivery de comida

Mais de 131 mil restaurantes possuem cadastro na iFood, sendo registrados 26,6 milhões de pedidos mensais

Mais de 131 mil restaurantes possuem cadastro na iFood, sendo registrados 26,6 milhões de pedidos mensais

iFood/Divulgação/JC
Compartilhe:
Giana Milani
Giana Milani
Há até pouco tempo, solicitar qualquer entrega de comida só era possível através de ligações telefônicas. A startup iFood, que iniciou a operação em 2011, evoluiu esse formato de delivery para atender os adeptos dos aplicativos e novas tecnologias. As marcas podem integrar a plataforma e ver seus números aumentarem.
Há até pouco tempo, solicitar qualquer entrega de comida só era possível através de ligações telefônicas. A startup iFood, que iniciou a operação em 2011, evoluiu esse formato de delivery para atender os adeptos dos aplicativos e novas tecnologias. As marcas podem integrar a plataforma e ver seus números aumentarem.
Nela, o usuário pode escolher o restaurante, o prato, acrescentar ou excluir ingredientes e, ainda, acompanhar em tempo real o andamento do pedido. A linguagem é descomplicada e o app agrupa os estabelecimentos parceiros em diversas categorias. Entre elas, "café & padaria", "doces & bolos" e "cozinha rápida".
De acordo com a startup, atualmente, mais de 131 mil restaurantes possuem cadastro no iFood, sendo registrados 26,6 milhões de pedidos mensais.
Até o final de 2019, a foodtech alcançou presença em 912 cidades de todas as regiões do Brasil. O número representa alta de 98% em relação a 2018. Por meio de aquisições, a empresa também atua, desde 2016, na Colômbia e no México (onde se chama Sindelantal).
A iFood aponta, institucionalmente, que o crescimento está ligado à procura das pessoas pela conveniência e praticidade, inclusive na hora das refeições.
"Isso significa que os consumidores norteiam suas escolhas de acordo com o ritmo de sua rotina, buscando economizar tempo e esforços para se alimentar. Um dos nossos objetivos é que as pessoas deixem de cozinhar para usar esse tempo para curtir com a família, estudar ou fazer o que realmente gostam."
O foco da startup é continuar a desenvolver, constantemente, tecnologias voltadas para o universo de alimentação, porém, ultrapassando os limites do delivery.
Dessa forma, cada vez mais há investimento em inteligência artificial, logística e cobrança.
Uma das soluções é a possibilidade de pagamento em restaurantes físicos com o QR Code. Outro serviço é oaiFood Shop, um marketplace no qual os restaurantes da base da iFood podem comprar embalagens e insumos para seus negócios.
Foi lançado, ainda, no ano passado, a iFood Box, que permite que as entregas em empreendimentos de grande fluxo sejam depositadas em armários com isolamento térmico e posteriormente retiradas pelo usuário via QR Code.
"Oferecemos o 'Pra Retirar', onde o pedido e pagamento são feitos via app e retirados diretamente nos restaurantes. E estamos ampliando o serviço de entregas da iFood Mercado", acrescenta a empresa.
Através da iFood, restaurantes especializados em delivery ganharam mais visibilidade, impulsionando o empreendedorismo no nicho. Para a startup, o uso do aplicativo tem impulsionado também a inclusão digital para milhares de pessoas, "contribuindo para que os estabelecimentos melhorem a gestão do negócio e, consequentemente, aumentem o faturamento".
De acordo com um levantamento feito pela foodtech, os restaurantes cadastrados na plataforma apresentam, em média, crescimento de até 50% nos primeiros seis meses de parceria.
O unicórnio afirma que cada segmento tem sua própria realidade e cada marca é única. "A nossa empresa está fundamentada nos valores de inovação, simplicidade, excelência operacional, versatilidade, senso de dono, meritocracia, trabalho em equipe e resultados. E é nisso que acreditamos: em uma cultura bem definida, com pessoas apaixonadas pelo que fazem e que não se cansam em buscar soluções melhores todos os dias."
A iFood soma cerca de 2,9 mil colaboradores dentre os três países nos quais opera e pontua que o foco não está apenas no crescimento do negócio, mas também na atração e valorização de talentos.
Fundamental para o funcionamento da startup, os entregadores parceiros têm acesso ao iFood Delivery de Vantagens, programa desenvolvido que reúne descontos em diversos serviços e produtos.
"Entre as opções, estão desde assistência saúde, artigos esportivos e eletrônicos até cursos universitários. Outra iniciativa foi o Portal de Entregadores, um canal de conteúdo que é a principal fonte de informações para todas as dúvidas dos entregadores", relata a empresa.
Um benefício que atrai os entregadores é a cobertura pelo Seguro de Acidente Pessoal oferecido pelo iFood e operacionalizado pela MetLife e a MDS. A iniciativa cobre despesas médicas e odontológicas e oferece uma garantia financeira para a família em caso de acidentes. O seguro não representa custo para os parceiros.
É válido durante o período no qual eles estão logados na plataforma da foodtech e também no 'retorno para casa'- válido por duas horas e até 30Km do local da última entrega para quem trabalha de bicicletas, patinete ou a pé.

Notícias relacionadas