Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 31 de Março de 2020 às 03:00

Tradicional e moderno: o valor da marca Banrisul

Cláudio Coutinho Mendes

Cláudio Coutinho Mendes

/David Pires/Divulgação JC
Compartilhe:
Jornal do Comércio
Uma marca forte e reconhecida é um dos ativos mais importantes que uma empresa detém, e deve nortear os seus princípios de gestão. Teoricamente, marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou, ainda, uma combinação desses elementos que promove a identificação de bens ou serviços, e que os diferencia da concorrência.
Uma marca forte e reconhecida é um dos ativos mais importantes que uma empresa detém, e deve nortear os seus princípios de gestão. Teoricamente, marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou, ainda, uma combinação desses elementos que promove a identificação de bens ou serviços, e que os diferencia da concorrência.
Porém, dado o atual cenário de competitividade, com a oferta de produtos e serviços homogêneos, de atributos e características análogas, importa também o valor da empresa em frente de seus concorrentes. Assim, a marca ultrapassa o símbolo e se torna uma referência na relação entre a organização e seu público.
Ao posicionar uma marca no mercado, torna-se necessário avaliar o contexto no qual ela está inserida. Com a democratização da informação, mudam os comportamentos de consumo e aperfeiçoa-se a percepção dos indivíduos. Dessa forma, a confiança e a identificação do público com as marcas tornam-se relevantes no processo de fidelização, e utilizar isso como uma ferramenta pode ser uma forte estratégia competitiva.
Em uma época em que tudo o que acontece nas redes sociais reverbera no mundo real, uma promessa não cumprida se propaga rapidamente e afeta a imagem da empresa. Assim, a maturidade das instituições depende de uma engrenagem equilibrada, capaz de manter a coerência entre a oferta e a entrega.
A marca do Banrisul foi criada em 1970 pelo artista plástico Aloísio Magalhães. Compondo o logotipo, o símbolo de três cubos representa eficiência, solidez e organização - princípios básicos da empresa.
De lá pra cá, a identidade visual mudou. A marca manteve os três cubos e valorizou o seu legado, mas se projetou com vitalidade para o futuro, sem perder sua identidade.
É desafiador para uma empresa tradicional acompanhar e manter-se moderna diante de todas essas mudanças de comportamento. Entretanto, transformando desafios em oportunidades, o Banrisul ressignifica a sua marca e acompanha as novas tendências, atualizando suas estruturas e mudando os próprios paradigmas. Ao agregar soluções modernas, a instituição investe na personalização da experiência de seus clientes, visando a um relacionamento duradouro.
Atento, o Banrisul canaliza seus esforços para manter-se atualizado. Contudo, o grande diferencial desta organização encontra-se no capital humano, na verdade com que conduzimos nossos negócios e no jeito humano e hospitaleiro que recebemos nossos clientes, ou seja, no valor agregado que oferecemos. Em todas as formas de contato com o nosso público, estão presentes os princípios que norteiam a instituição.
O propósito da marca Banrisul é construir valor e criar uma identidade corporativa clara, que traduza de forma genuína a preocupação de somar resultados financeiros consolidados ao aperfeiçoamento da relação com nossos clientes. Assim, de forma equilibrada, mas em constante movimento, conquistamos a sustentabilidade.

Notícias relacionadas