Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 31 de Março de 2020 às 11:43

A transformação digital e a automação de processos de venda

Cezar Augusto Gehm Filho

Cezar Augusto Gehm Filho

Arquivo pessoal/Divulgação/JC
Compartilhe:
Jornal do Comércio
A tão falada transformação digital, já é tão parte da nossa rotina que não dá mais pra chamar de tendência. A revolução que a tecnologia está impondo aos nossos negócios é tão impactante que adquirir novas tecnologias não é suficiente se não mudarmos a nossa forma de pensar e agir.
A tão falada transformação digital, já é tão parte da nossa rotina que não dá mais pra chamar de tendência. A revolução que a tecnologia está impondo aos nossos negócios é tão impactante que adquirir novas tecnologias não é suficiente se não mudarmos a nossa forma de pensar e agir.
Em 2007 fundei com outros sócios uma agência de marketing digital. Desde cedo começamos a desenvolver internamente softwares para automatizar toda nossa operação pois não existiam opções para agências na época. Digitalizamos toda empresa assim.
Por volta de 2013 nossos clientes começaram a pedir para usar o sistema em que fazíamos as propostas pois viam que era ágil e eficiente. Começamos a alugá-lo. 4 anos atrás, virou uma chave em nossa cabeça de que deveríamos mudar o modelo de negócio mesmo com toda competência e tecnologia que tínhamos desenvolvido até então.
Começamos uma jornada de deixar de ser agência, com mais de 200 clientes no país para nos tornamos uma empresa de tecnologia baseada nos softwares de automação que tínhamos desenvolvido para uso interno. A nossa transformação digital de fato mudou nosso modelo de negócios.
Desde então a empresa vem crescendo 3 dígitos ano a ano, agora beirando os milhares clientes em todos os estados do Brasil.
Mas o que faz a automação de processos de venda ser tão atraente e porque as empresas estão investindo nisso?
De uma forma simplista, a automação de processos de venda é a implementação de tecnologias nas atividades operacionais repetitivas para que aconteçam de forma automatizada ou semi-automatizada, liberando as equipes comerciais para que possam focar tempo e energia nas atividades onde geram mais valor, como por exemplo nos relacionamentos com os clientes.
Todos as atividades de vendas que são repetitivas e possuem um certo padrão podem ser automatizadas a partir de um evento ou clique: prospectar clientes no linkedin, fazer uma ligação, enviar email de followup, marcar agenda de reunião, criar atividade na agenda, gerar propostas e contratos e enviá-las para assinatura eletrônica.
Os benefícios são muitos e vão desde a melhora na comunicação interna, passagem de bastão entre pessoas dos times, segurança e confiabilidade dos dados, economia de tempo dos profissionais, velocidade de atendimento aos clientes e gestão dos indicadores do processo comercial, tudo isso reduzindo custos, aumentando a produtividade dos times e por consequência as receitas.
A automação de processos de venda tem ajudado as empresas a aumentar a escala comercial, mas só a partir da mudança do mindset.

Notícias relacionadas