Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 31 de Março de 2020 às 11:42

Podcast... Em um relacionamento sério com a sua marca

Carina Donida

Carina Donida

Vicente Vaccaro/Divulgação/JC
Compartilhe:
Jornal do Comércio
Essa expressão conhecida por declarar o seu status de relacionamento no Facebook é uma provocação para você pensar exatamente o que um podcast pode gerar de resultado na sua comunicação com os seus consumidores: intimidade.
Essa expressão conhecida por declarar o seu status de relacionamento no Facebook é uma provocação para você pensar exatamente o que um podcast pode gerar de resultado na sua comunicação com os seus consumidores: intimidade.
Um conteúdo em áudio de longa duração, e de qualidade, é capaz de estabelecer uma conexão íntima através do entretenimento, informação, curiosidade, músicas, entrevistas, depoimentos, histórias ficcionais ou notícias. Tudo super segmentado, para cada tipo de humor, estilo, interesse. Imagina os ganhos para a sua marca de estar ali, por 15, 30, 50 minutos, junto das pessoas para cima e para baixo, no carro, no celular, nas assistentes virtuais pela casa. Da esteira da academia ao ônibus indo para o trabalho, conectado com aquele conteúdo de qualidade.
Mas, como as marcas podem ser fazer presente na podosfera? Um dos caminhos é patrocinando um podcast que tenha uma conexão real com o propósito que a sua empresa deseja transmitir para o mercado. Em um estágio mais maduro, é possível criar uma série exclusiva, focada no seu público e nos seus propósitos e, desta forma, ter a sua própria história, criar sua comunidade - termo, aliás, bem conhecido na podosfera para definir o que, literalmente, envolve e abraça um podcast.
Interessante, né? E se eu te disser que a sua empresa ainda pode publicar esse conteúdo de graça em todas as plataformas de áudio do mercado. Sério! O que estamos esperando?
Os grandes players caminham nessa direção, impulsionados pelo interesse dos consumidores. É o caso do Spotify, uma destas plataformas digitais de áudio que hospeda podcasts, e está investindo pesado para fomentar esse mercado. A empresa tem tido um crescimento de cerca de 200% ao ano, e chega a 124 milhões de assinantes premium, uma parte destes ouvintes vindos dos podcasts. É um aposta que deu super certo.
Muitas marcas estão de olho nesse imenso potencial, e já estão patrocinando conteúdos ou desenvolvendo conteúdos próprios. Bancos, marcas de bebidas em geral, marcas de calçados, governo, corretoras de valores, cosméticos entre alguns segmentos. O mercado está aquecido e muitas empresas não perderam tempo. Claro que, a menos que você patrocine um podcast já existente, produzir sua própria série demanda tempo, equipe especializada, pesquisa, criatividade e uma boa produção sonora, o que pode levar alguns meses. Se você está pensando nisso agora, enquanto está lendo esse texto, imagine que a sua série vai estar no ar daqui a 3 meses, no mínimo. Então, a minha provocação é: entre em um relacionamento sério com o podcast já!
É neste formato em áudio que enxergo uma das tendências de comunicação das marcas. O podcast é capaz de se comunicar intimamente com uma geração de consumidores que estão literalmente em movimento. Vamos nessa?

Notícias relacionadas