Cobertura do Marcas de Quem Decide: O desfile das marcas na mira da inovação



Evento do Marcas de Quem Decide 2019 aconteceu no dia 12 de março no Teatro do Sesi
CRÉDITO: CLAITON DORNELLES /JC
Mauro Belo Schneider
Foi aberto, nesta terça-feira (12), o calendário de eventos corporativos do Rio Grande do Sul. O Marcas de Quem Decide, promovido em parceria entre o Jornal do Comércio e a Qualidata, chegou à sua 21ª edição consolidado como o primeiro encontro oficial do ano entre as principais lideranças do Estado. A inovação norteou a temática em 2019.
E o conceito esteve presente em diversas frentes da atividade. Pela primeira vez, o discurso de abertura foi conduzido pelo diretor de operações do JC, Giovanni Tumelero - e não por Mércio Tumelero, como acontecia tradicionalmente. "A construção de uma marca leva tempo. Durantes esses 21 anos de Marcas de Quem Decide, procuramos apresentar um trabalho editorial aprimorado, para entregar informações confiáveis e relevantes para gerar decisões estratégicas nas empresas", destacou o jovem.
O Marcas, aliás, tem a veia da inovação em seu DNA, desde o surgimento da pesquisa, há 21 anos. Foi o primeiro levantamento a estudar aspectos referentes à lembrança e à preferência no RS. "Lembro que, em 1998, resolvemos pesquisar algo que fizesse uma medição diferente do que já existia. A lembrança não garante o sucesso de uma marca. Isto porque, para ter preferência, é preciso ter experimentado", entende Paulo Di Vicenzi, diretor da Qualidata.
A divulgação dos resultados e a entrega dos certificados aconteceu no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, perante uma plateia de cerca de 600 pessoas. Os convidados foram recepcionados no salão com uma apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, sob a regência do professor Lucas Eduardo Grave. Além disso, outra surpresa, novamente protagonizada por jovens: a Fábrica de Gaiteiros do acordeonista gaúcho Renato Borghetti embalou a nomeação da lista das 10 empresas mais lembradas e preferidas.
Os dados completos, obtidos a partir de 348 entrevistas com gestores em 47 municípios gaúchos, serão encartados em um caderno especial do JC no dia 29 de março. A coleta ocorreu entre novembro de 2018 e janeiro de 2019. Aliás, veja que outros conteúdos integrarão o suplemento na contracapa.
A decoração do palco teve inspiração no conceito de sustentabilidade. Plantas ornamentaram o local e serviram de fundo vivo.
O evento contou com o patrocínio da CMPC, Weinmann, Scalzilli Althaus e Savarauto. O apoio ficou a cargo de Aurora, Fruki, Uniodonto e Móveis do Bem. Apoiada pela CMPC, a Fábrica de Gaiteiros se apresentou com Renato Borghetti.


Publicado em 13/03/2019.