Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 28 de Março de 2019 às 16:35

A lacuna entre a estratégia e a execução

João Satt, Diretor Presidente do G5

João Satt, Diretor Presidente do G5

/Arquivo G5
Compartilhe:
João Satt
A maior parte das empresas atualmente se depara com o mesmo desafio estratégico: definir com clareza o caminho para criação de valor.
A maior parte das empresas atualmente se depara com o mesmo desafio estratégico: definir com clareza o caminho para criação de valor.
1 - Numa pesquisa feita por uma importante empresa global de consultoria, mais da metade dos 400 CEOs respondentes disseram que eles não tinham uma estratégia vencedora.
2 - Aproximadamente responderam que as capacitações das suas empresas não suportavam a criação e produção de valor.
No entanto a verdade é que muito poucos CEOs sabem qual o caminho para que suas organizações produzam e entreguem o valor. Na Sunbrand/ G5 desenvolvemos a metodologia SBB/3C - Consciência, Coerencia, Consistência - com foco na construção e implementação de estratégias vencedoras. A etapa de consciência não deixa de ser um diagnóstico bem feito, mas foi na etapa da coerência que identificamos a origem da inconsistência estratégica da maioria das empresas. Existe uma intima co relação entre: estratégia - propósito - proposta de valor, processos e as capacidades das pessoas da organização. Um bom exemplo: é impossível implementar uma proposta de valor focada em agilidade e conveniência para os clientes, se a equipe de colaboradores for composta por profissionais lentos, acomodados, e que ainda não acreditam que conveniência é algo que possa gerar preferência para a marca. Você pode estar pensando que isto é obvio. Você tem razão, mas quem disse que fazer o óbvio é fácil? Para reduzir o gap três medidas precisam ser implementadas,
1 - Espelhar os atributos de valor da empresa com as capacidades dos colaboradores. Capacidades são o link entre a estratégia e a execução. É o ponto aonde a empresa verdadeiramente se diferencia, e aonde os esforços tomam corpo e espaço;
2 - Reconhecer o RH enquanto área estratégica e como tal vinculada diretamente ao CEO;
a) Identificar valores críticos que devem ser incorporados a cultura para sustentar a nova proposta de valor. Comprometer os principais líderes da organização a praticarem os novos comportamentos no dia a dia da organização.
Não existe redução da lacuna praticando a velha cultura. A transformação ocorre através de ondas, através de pessoas comprometidas e capacitadas para entregar a proposta de valor. Esse é o único caminho para seu negócio sair da condição de commodity e se tornar uma marca preferida por valor.

Notícias relacionadas