Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 28 de Março de 2019 às 16:54

O futuro da mobilidade nas grandes cidades

Flavia Rosário
Head de Marketing, Consumer e Parcerias da Waze na América Latina

Flavia Rosário Head de Marketing, Consumer e Parcerias da Waze na América Latina

/DIVULGAÇÃO WAZE/JC
Compartilhe:
Jornal do Comércio
A mobilidade é algo que na última década, após a popularização dos smartphones, ganhou outro significado. Transformou a maneira que nos locomovemos, consumimos e nos relacionamos. Modificou as empresas. Mudou as pessoas. Hoje, quase ninguém vive sem celular, que é quase uma espécie de lente para o mundo: chegamos a interagir em média 150 vezes por dia neste pequeno dispositivo!
A mobilidade é algo que na última década, após a popularização dos smartphones, ganhou outro significado. Transformou a maneira que nos locomovemos, consumimos e nos relacionamos. Modificou as empresas. Mudou as pessoas. Hoje, quase ninguém vive sem celular, que é quase uma espécie de lente para o mundo: chegamos a interagir em média 150 vezes por dia neste pequeno dispositivo!
Através dessa tecnologia, há dez anos o Waze possibilita que pessoas ajudem outras pessoas a se locomover nas grandes cidades do mundo. Entendemos que o real poder está na colaboração entre os motoristas, que compartilham e atualizam os mapas com o que acontece ao seu redor.
Acreditamos na melhoria da mobilidade através da troca constante de informações entre usuários, instituições, autoridades, e no fim dos engarrafamentos com a conscientização e participação de todos os tipos de instituições. Assim como nossa comunidade de usuários, a mobilidade é um dos pilares de sustentação e foco do Waze, e já contribui com programas e parcerias com instituições públicas e privadas, eventos, e com o serviço de caronas que abrange todo o Brasil, o Waze Carpool.
Se olharmos para o futuro do transporte, tem diversas ideias surgindo, como túneis embaixo das cidades, carros autônomos, pesquisas sobre carros voadores, patinetes e bicicletas acessíveis a todos. Porém, é necessário mudar a base do pensamento e valorização da individualidade em algo tão coletivo. Quando pensamos em mobilidade, a individualidade gera trânsito nas ruas. Não importa se sou eu dirigindo um carro ou um carro autônomo me dirigindo, as ruas continuarão congestionadas se os veículos continuarem a ser preenchidos com apenas uma pessoa.
O Waze promove o movimento #MoveTheCity, que busca discutir e agir junto a empresas, pessoas e todos que tenham interesse em mudar o seu redor a fim evoluir na transformação e realidade para a mobilidade urbana.
Mobilidade pode ser entendida como movimento. Conectar pessoas, acontecimentos, lugares, marcas, necessidades do dia-a-dia das pessoas, e fazer com que tudo flua enquanto estamos nos deslocando pela cidade, promovendo maior interação e interligação de dados, tecnologia, pessoas e marcas. Tem a ver com otimizar trajetos, diminuir o trânsito, ter rapidez, agilidade e utilizar o tempo de deslocamento não apenas para se deslocar.
O Waze, presente nos trajetos de mais de 14 milhões de Wazers espalhados pelo Brasil, entende informações únicas sobre o consumidor em trânsito e, promovendo parcerias com marcas e mídia, utiliza essas informações e dados genuínos para ajudá-los a otimizar os trajetos que desejam fazer na rota que já estão fazendo. Ou seja, conseguimos cumprir nossos deveres e necessidades, como passar no supermercado, farmácia, fast-food, postos de gasolina, entre tantos outros, otimizando a rota e o tempo de cada um. E essa realidade cresce a cada ano.
Já imaginou daqui 10 anos quais serão as interações, as possibilidades de comunicação, de otimização de tarefas do dia-a-dia, de tempo economizado, de novos negócios que surgirão? Desenvolver ferramentas que analisam os reflexos de hábitos e escolhas de compra a partir dos trajetos nas ruas, usar esses dados para estabelecer novas conversas, e construir novos direcionamentos é o caminho da evolução da mobilidade

Notícias relacionadas