Porto Alegre, ter�a-feira, 18 de dezembro de 2018.
Dia Internacional do Migrante.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

TEND�NCIAS

Not�cia da edi��o impressa de 19/12/2018. Alterada em 18/12 �s 23h00min

Recuperar pra�as � revitalizar a comunidade

Pra�a Ruy Teixeira � adotada h� 12 anos pelo Simers

Pra�a Ruy Teixeira � adotada h� 12 anos pelo Simers


/SIMERS/DIVULGA��O/JC
Carlos Villela
Quando se investe na recuperação de uma praça ou outro local voltado ao convívio social, a comunidade pode se beneficiar com a oferta de lazer, sociabilidade, desenvolvimento econômico e segurança pública. Embora a administração de praças se encaixe na categoria de serviços urbanos, algo que fica sob a tutela da administração pública (especificamente a municipal), há diversos projetos que possibilitam que outras entidades, comunitárias ou privadas, possam participar na manutenção. Exemplo é o projeto Adote uma praça da prefeitura de Porto Alegre, que existe desde 1986 e que levou à adoção de mais de 50 praças por parte de empresas. Ainda assim, considerando os mais de 600 espaços existentes na capital gaúcha, a prefeitura quer ampliar o projeto para além de áreas centrais da cidade.
Um dos locais da Capital beneficiados pelo projeto é a Praça Ruy Teixeira, no bairro Petrópolis, mantida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). "Tem 12 anos que adotamos a praça, e sempre foi bastante clara a importância que ela tem junto à comunidade", disse Maria Rita de Assis Brasil, presidente em exercício do Simers.
Vizinha à sede da entidade, a praça tem brinquedos, área de lazer e, nas quartas-feiras, uma feira de produtos orgânicos. O próprio sindicato fornece um vale para os funcionários consumirem na feira. Maria Rita lembra que a manutenção das praças é um dever do poder público, muitas vezes não cumprido, mas acredita que a comunidade pode ajudar a melhorar esses espaços de forma criativa.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Responsabilidade Social 2018

Acesse o caderno especial online