Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 06 de julho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 06/07/2018. Alterada em 05/07 �s 22h11min

Testes em conjunto

A Marcopolo fechou parceria com o Campo de Provas das Empresas Randon, em Farroupilha (RS). O contrato prevê que os veículos desenvolvidos e produzidos pela Marcopolo passarão a ser avaliados no Campo de Provas Randon, por meio de testes funcionais, estruturais e de durabilidade, em um trabalho conjunto das engenharias das empresas. Criado em 2010, o Campo de Provas Randon é referência no setor e requisitado por diversas montadoras. Realiza testes de eficiência energética, consumo de combustível, controle de emissões, durabilidade acelerada, avaliações de ruído e homologações de sistemas de freio.
Conectividade veicular
A Ford e a empresa chinesa de tecnologia Baidu anunciaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial e conectividade inteligente para carros. O objetivo é criar novos sistemas de informação, entretenimento e serviços digitais para os automóveis da Ford fabricados na China, baseados na plataforma de inteligência artificial DuerOS, da Baidu, com recursos de reconhecimento de voz e de imagem que permitem a comunicação com o veículo usando linguagem natural.
Aquisição estratégica
A Cummins informou a aquisição da Efficient Drivetrains Inc. (EDI), baseada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), empresa que projeta e produz soluções de energias híbridas e totalmente elétricas para o mercado. A Cummins começou a desenvolver suas capacidades de eletrificação há mais de uma década. Durante os últimos nove meses, acelerou o investimento nesse negócio. A compra da EDI, cujo sistema híbrido é considerado o mais versátil do mercado atualmente, ampliará os conhecimentos e produtos de eletrificação da Cummins. A transação deve ser concluída até o final de setembro.
Desenvolvimento colaborativo
Reconhecida por seu conceito sob medida, em que atende às necessidades específicas de cada cliente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus decidiu ampliar ainda mais essa interação: agora, frotistas participarão do desenvolvimento de veículos diretamente com a montadora. Testes de campo, de pós-vendas e engenharia sustentarão as melhorias, graças à aplicação do Big Data, que realiza o cruzamento das informações colhidas junto aos clientes.
Mistura flexibilizada
O Ministério de Minas e Energia publicou, no Diário Oficial da União, uma portaria que flexibiliza a norma para mistura voluntária de biodiesel no diesel. Agora, é permitido usar até 20% de biodiesel no abastecimento de frotas cativas e consumidores rodoviários atendidos por ponto próprio de abastecimento, como transportadoras e empresas de ônibus que têm os próprios tanques de diesel. Para uso agrícola, industrial e ferroviário, a mistura autorizada é de até 30%. A regra anterior liberava a mistura de somente 20%, não autorizando percentuais abaixo disso.
Meta antecipada
A Ford revelou, como parte de seu 19º Relatório Anual de Sustentabilidade, que cumpriu a meta de reduzir as emissões industriais de CO2 oito anos antes do previsto. Em 2010, a companhia estabeleceu a meta de reduzir as emissões de dióxido de carbono das operações de produção em 30% por veículo até 2025. Os resultados são significativos: diminuição de mais de 3,4 toneladas de 2010 a 2017, o equivalente a emissões de gases de efeito estufa de mais de 728 mil veículos de passageiros rodando por um ano.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia