Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 14 de agosto de 2018.
Dia do Controle de Poluição Industrial.

Jornal do Comércio

14/08/2018 - 12h44min.
Alterada em 14/08 às 14h07min
COMENTAR | CORRIGIR

Projeto de estudante gaúcha estará em feira de ciências chinesa

Bruna Marschner foi premiada na Mostratec

Bruna Marschner foi premiada na Mostratec


LUIS EDUARDO SELBACH/DIVULGAÇÃO/JC
Pequim
Depois de receber o Prêmio Killing de Tecnologia durante a Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), em Novo Hamburgo, a estudante Bruna Marschner, de apenas 18 anos, garantiu um importante carimbo em seu passaporte. A distinção brasileira está trazendo a estudante do curso técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha para a China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic 2018), de 14 a 19 de agosto, em Chongqing.
Bruna será a única jovem pesquisadora brasileira no evento. Na cidade, ela vai apresentar sua obra, com potencial de se tornar produto comercial em breve. A estudante desenvolveu um protetor contra cnidários (águas-vivas, corais, anêmonas- do-mar e caravelas). Apesar de esse tipo de produto já ser comercializado em países do Mediterrâneo, importá-lo teria custo elevado. Os testes feitos a partir da fórmula desenvolvida por Bruna foram realizados por voluntários do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, tendo resultado positivo. O protetor desenvolvido pela jovem é cerca de 100 vezes menor que o valor do protetor disponível pelo Mediterrâneo (lá o custo gira em torno de R$ 111,00/100mL).
Saiba mais sobre Chongqing
  • Apesar de pouco conhecida, vale destacar a importância de Chongqing dentro da China: é uma megametrópole, com cerca de 30 milhões de habitantes (é, portanto, mais populosa do que a capital, com cerca de 23 milhões).
  • A grandiosidade e o fato de poucas pessoas conhecerem-a renderam a classificação pelo Wall Street Journal de megalópole mais desconhecida do mundo.
  • A cidade tem administração direta pelo governo central (o mesmo de cidades como Shanghai, Pequim e Tianjin), e é uma das maiores e mais populosas cidades da China.
  • Chongqing foi sede do governo do Kuomintang quando o Partido Nacionalista se viu acossado dentro do próprio país pelas forças japonesas, 1938 a 1945, na Segunda Guerra Mundial.
  • O Kuomintang foi o partido que governou o país logo após a derrubada do Império Qing, em 1911, quando teve origem a República da China.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o repórter está participando de um intercâmbio no gigante asiático. No blog Conexão China, apresentará, além de informações econômicas e políticas da segunda maior economia do mundo, também curiosidades culturais e gastronômicas, dicas de turismo e como é o cotidiano da vida em Pequim.