Porto Alegre, quinta-feira, 24 de maio de 2018.
Dia Nacional do Caf�.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

IMPRENSA

Not�cia da edi��o impressa de 25/05/2018. Alterada em 24/05 �s 20h00min

Aos 85 anos, Jornal do Com�rcio apresenta novidades editoriais

Rep�rter Thiago Copetti desbravar� a China nos pr�ximos cinco meses

Rep�rter Thiago Copetti desbravar� a China nos pr�ximos cinco meses


PETER PARKS/AFP/JC
Em 1933, Porto Alegre tinha 300 mil habitantes. E um jovem, com pouco mais de 20 anos, decidiu empreender. Em 25 de maio, Jenor Cardoso Jarros criou um boletim informativo do comércio em Porto Alegre. Nascia o Consultor do Comércio, periódico que informava aos atacadistas a entrada de produtos coloniais na Capital e o movimento de navios cargueiros no porto. Contava com uma colaboradora decisiva, sua noiva - e depois esposa - Zaida Jarros.
Muita coisa mudou ao longo dessas décadas, inclusive o boletim, que cresceu em número de páginas, periodicidade e assinantes. Tornou-se o Jornal do Comércio, diário de economia e negócios do Rio Grande do Sul que está completando 85 anos. Ao longo dessas décadas, o JC manteve sua marca de credibilidade. Agora, agrega mais informações relevantes, com um pacote de novidades editoriais.
Nesta segunda-feira, estreia a coluna Conexão China. O Jornal do Comércio foi um dos 13 veículos da América Latina convidado pelo Centro de Imprensa da China a participar de um intercâmbio no gigante asiático. O repórter Thiago Copetti, já instalado em Pequim, viajará pelo país nos próximos cinco meses e terá um canal de informações diárias nas plataformas on-line do JC, além de um espaço semanal, publicado nas segundas-feiras na edição impressa.
Na coluna Conexão China, Copetti trará informações exclusivas sobre possibilidades de negócios e os planos da segunda maior economia do mundo. Vai conhecer grandes indústrias, eventos econômicos e políticos, empresas de diferentes setores, além de participar de seminários em universidades e encontros com representes do governo chinês.
As informações sobre a China são estratégicas e de grande relevância no mundo dos negócios. Basta observar que, entre 2013 e 2017, o gigante asiático ampliou sua participação no comércio mundial de 11,4% para 15%, segundo dados do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Com isso, o país respondeu por cerca de 30% do crescimento global da economia no período.
Com um jornalista na China, o Jornal do Comércio abre um novo canal de informações, fundamental para os empresários gaúchos e brasileiros, que precisam cada vez mais aprofundar seus conhecimentos e informações sobre essa potência mundial.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, a soja, principal grão do agronegócio gaúcho, tem os chineses como maiores compradores. Além do comércio exterior, o governo chinês investe cada vez mais no Brasil e no Estado, notadamente nos setores de infraestrutura e na indústria.
As novidades não estão restritas à editoria de Economia - também há novos espaços na Política, Cultura, Geral e também nos cadernos, detalhados nas próximas páginas.

JC se posiciona de frente para o Gua�ba

Novas fotos das obras da orla do Gua�ba com p�blico para a Geral
Nova se��o na editoria de Geral trar� uma reportagem semanal com informa��es sobre a orla de Porto Alegre
FREDY VIEIRA/JC
Ao mesmo tempo em que amplia o olhar sobre a China, o Jornal do Comécio não descuida do noticiário local. As informações sobre a cidade continuarão tendo espaço e ganham um atrativo com uma nova seção, que estreia na edição desta sexta-feira na editoria de Geral: De frente para o Guaíba.
Há anos, vem se formando o consenso que a cidade está de costas para o rio. Muitas pessoas que vivem na Capital passam dias, semanas ou meses sem ver o Guaíba. Em alguns casos nem lembram da existência dessa belíssima riqueza natural.
E, de fato, Porto Alegre aproveita pouco as dezenas de quilômetros de orla na cidade. Para chamar a atenção sobre as potencialidades e atrações já existentes, será publicada toda sexta-feira uma página dedicada ao tema.
Passeios turísticos de barco, o transporte de passageiros, as ilhas, a vegetação, o outro lado do Guaíba, a pesca, os clubes náuticos, passeios ciclísticos, personagens, a história, a geografia e o ambiente natural serão temas de reportagens semanais na nova seção De frente para o Guaíba.
Além de um novo olhar sobre essa parte da cidade, as matérias terão muito serviço e informações úteis para quem quer aproveitar momentos de lazer na orla.
O espaço irá muito além do tradicional cartão postal de Porto Alegre - também trará matérias em que o leitor irá aprender sobre a geografia da cidade e o mundo que existe em torno do Guaíba.

Coberturas especiais da Copa e das Elei��es 2018

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://midias.jornaldocomercio.com.br/_midias/jpg/2018/05/24/206x137/1_barra_selos-1824451.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b0706c8cde0d', 'cd_midia':1824451, 'ds_midia_link': 'http://midias.jornaldocomercio.com.br/_midias/jpg/2018/05/24/barra_selos-1824451.jpg', 'ds_midia': 'Selos do JC', 'ds_midia_credi': 'Arte/JC', 'ds_midia_titlo': 'Selos do JC', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '150', 'align': 'Left'}
O Jornal do Comércio segue dedicando espaços para a Política e Esportes. A novidade nessas editorias, a partir dos 85 anos do JC, é a identificação de coberturas especiais com selos.
A partir desta edição, todas as matérias sobre eleições terão o selo identificando a campanha eleitoral de 2018. Além do tradicional noticiário diário dos legislativos, prefeitura e governo do Estado, a Política terá matérias com todos os candidatos ao Palácio Piratini e Senado, com acompanhamento da campanha e entrevistas especiais. A visita de presidenciáveis ao Rio Grande do Sul também terá ampla cobertura, sempre com o selo das eleições.
O mesmo acontecerá nas páginas esportivas sobre a Copa, que, já nesta edição, terão o selo do Mundial 2018 na Rússia, ampliando o tamanho da editoria de Esportes no período da Copa.

Reportagem Cultural

O Jornal do Comércio publica diariamente o melhor da agenda cultural de Porto Alegre e do Estado. A partir de 25 de maio, dia do aniversário de 85 anos do JC, estreia um novo produto: a reportagem cultural.
Todas as sextas-feiras, uma grande matéria sobre um cânone da cultura gaúcha ou destacados artistas será publicada no caderno Viver. As reportagens serão produzidas por renomados jornalistas culturais e trarão o melhor da literatura, da música, do cinema e das artes plásticas. Também haverá espaço para comportamento, memória, arquitetura e fotografia.
Perfis de escritores, a história de músicos, as novas tendências, o caderno Viver trará um painel da cultura gaúcha, com informações aprofundadas e relevantes.

Cadernos semanais de economia e cultura

Empresas & Negócios
Em circulação desde janeiro de 2001, o Empresas & Negócios aborda variados temas da economia regional, nacional e internacional. É um produto dinâmico, pensado para entregar aos leitores matérias econômicas atuais e aprofundadas, nas áreas de produção industrial, varejo, serviços, tecnologia, agronegócio, entre outras, apuradas pela equipe da editoria de Economia do Jornal do Comércio. É o único veículo do Estado que dedica semanalmente uma página à Responsabilidade Social. Na seção Com a Palavra, traz, em cada edição, uma entrevista exclusiva com um empresário de sucesso. Dedica espaço também à opinião, por meio da publicação de artigos, e à sugestão de livros de interesse do segmento corporativo. Circula às segundas-feiras.
Jornal da Lei
Caderno com conteúdo de interesse aos profissionais que atuam no mundo jurídico e a quem, de um modo geral, busca informações a respeito dos mais variados temas que envolvem o Direito e seus temas correlatos, o Jornal da Lei é publicado desde outubro de 1996. Em suas páginas semanais, advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, estudantes de Direito e público em geral encontram reportagens preparadas pela equipe da redação, que busca trazer ao leitor um texto ao mesmo tempo preciso e fácil de ler, buscando traduzir ao público leigo a linguagem jurídica. Além disso, o Jornal da Lei também conta com a opinião de especialistas nas mais diversas áreas do Direito, e com serviço, como cursos, palestras e lançamento de novas obras da literatura especializada. Circula às terças-feiras.
JC Contabilidade
Publicado desde setembro de 2002, o JC Contabilidade é um espaço editorial de debate sobre temas de interesse do profissional contábil e também do cidadão que precisa ou tem interesse em acompanhar a evolução das normas tributárias aplicadas às empresas, as obrigações das corporações com o Fisco e os princípios que regem a gestão de contas de uma organização, entre outros. Para tanto, conta com uma equipe especializada, cujo principal desafio é transformar a linguagem técnica da contabilidade em conteúdo jornalístico leve e acessível para qualquer leitor. O JC Contabilidade dedica espaços para reportagens, opinião, entrevistas e oferece dicas de leitura. Circula às quartas-feiras.
GeraçãoE
Canal multiplataforma para empreendedores, o GeraçãoE traz diariamente reportagens e novidades sobre o ecossistema empreendedor de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. É o único suplemento do Estado especializado no tema. Criado em 2015, aposta em uma abordagem jornalística centrada na experiência de quem empreende, com matérias que envolvem estratégias, desafios e êxitos de empresas, startups e profissionais autônomos nas mais diversas áreas de atuação. O GeraçãoE marca a renovação do Jornal do Comércio junto aos seus leitores, com amplo suporte multimídia e atuação nas redes sociais. No ambiente digital, as notícias são veiculadas em um site próprio, o geracaoe.com diariamente. Na edição impressa, a publicação é semanal. Circula às quintas-feiras.
JC Logística
O JC Logística é um produto voltado para os segmentos de infraestrutura e logística. Aborda em seu conteúdo os grandes gargalos que afetam o crescimento da economia brasileira nos setores rodoviário, portuário, aeroportuário, ferroviário, hidroviário, entre outros; assim como difunde as iniciativas de sucesso de governos e players nacionais e internacionais na solução de problemas logísticos e de infraestrutura. Setores econômicos que movimentam bilhões de dólares, como aviação, navegação, produção e prospecção de petróleo, e minas e energia, igualmente recebem espaço frequente na publicação. Circula às sextas-feiras.
Panorama
Caderno cultural do Jornal do Comércio, que destaca o melhor da produção local de artes cênicas, cinema, música, literatura e artes visuais, além de informar o leitor com a agenda das principais opções de entretenimento da capital gaúcha. Com circulação de segunda a quinta-feira, a coluna Vida Social, de Eduardo Bins Ely, retrata o que mais importante ocorre na sociedade gaúcha. Já os eventos dos grandes clubes sociais de Porto Alegre ganham cobertura de Ivan Mattos, às terças-feiras. Neste ano, o Panorama completa 35 anos de circulação ininterrupta. Circula de segundas a quintas-feiras.
Viver: Em circulação há 22 anos, o Viver reúne, em 12 páginas, reportagens culturais, novidades do cinema, das artes plásticas e da literatura, além de uma completa agenda com os melhores shows que ocorrem em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. A publicação, que contempla um roteiro de sexta-feira a domingo, também abre espaço à opinião por meio dos colunistas Jaime Cimenti (literatura), Carlos Pires de Miranda (gastronomia), Hélio Nascimento (cinema) e Antonio Hohlfeldt (artes cênicas). Circula às sextas-feiras.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Dia da Ind�stria 2018

Acesse o caderno especial online