Porto Alegre, quinta-feira, 24 de maio de 2018.
Dia Nacional do Caf�.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

IMPRENSA

Not�cia da edi��o impressa de 25/05/2018. Alterada em 24/05 �s 15h07min

Jornal do Com�rcio, 85 anos: Pioneirismo na cobertura econ�mica

Arte/JC
Com circulação ininterrupta há 85 anos, o Jornal do Comércio foi pioneiro na cobertura da economia. Começou como um boletim informativo que comunicava aos atacadistas da época a entrada de produtos coloniais na Capital. Nascia o então Consultor do Comércio, periódico cuja primeira edição circulou em 25 de maio de 1933, sob o comando de Jenor Cardoso Jarros.
As poucas páginas impressas em formato de jornal foram crescendo e conquistando assinantes no Rio Grande do Sul. O boletim se tornou trissemanal (segundas, quartas e sextas-feiras) na década de 1950. Entre suas notícias econômicas, divulgava informações comerciais, títulos protestados, falências e concordatas, câmbio, transmissão de imóveis, manifestos de importação e exportação, bem como manifestos de entrada de produtos do Interior, tanto por via férrea quanto por via rodoviária.
Já se apresentava, na época, como "a mais completa publicação de informações comerciais do Estado". Depois de 23 anos de caminhada, o Consultor do Comércio passou a se chamar Jornal do Comércio, em 1 de outubro de 1956.
O passo seguinte foi se tornar um jornal diário, o que aconteceu no dia 1 de setembro de 1960. Com novos investimentos, o JC ganhou uma sede na avenida João Pessoa, 1.282. Foi em 1968, há 50 anos, e, até hoje, o jornal está no mesmo endereço. Também foi uma época de investimentos na impressão do jornal.
Em novembro de 1969, no auge do sucesso empresarial, Jenor Cardoso Jarros faleceu prematuramente, deixando o seu legado para a viúva, Zaida Jayme Jarros, e para o seu filho, Delmar Jarros. Os dois comandaram o jornal nas três décadas seguintes - ela como presidente e ele como diretor administrativo do JC.
Em 1998, Mércio Tumelero ingressou na administração do Jornal do Comércio. Nos anos 2000, assumiu como diretor-presidente e implantou uma série de melhorias. Neste ano, segue à frente do Jornal do Comércio, que lança hoje novidades editoriais.

Depoimento

Caderno comemorativo de 85 anos do Jornal do Comércio.
na foto: Mércio Tumelero, diretor-presidente do Jornal do Comércio

CLAITON DORNELLES/JC
O reconhecimento de um trabalho jornalístico que prioriza a informação de qualidade nos gratifica; ao mesmo tempo, aumenta nossa responsabilidade e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Nestes 85 anos do Jornal do Comércio estão plasmados o trabalho, a energia e a inspiração de muitas gerações de colaboradores, sempre atentos ao compromisso com a verdade, com a informação correta e com a credibilidade, que é nosso maior patrimônio.
Mércio Tumelero, diretor-presidente do Jornal do Comércio
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Dia da Ind�stria 2018

Acesse o caderno especial online