Porto Alegre, quinta-feira, 24 de maio de 2018.
Dia Nacional do Caf�.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Ind�stria Automotiva

Not�cia da edi��o impressa de 25/05/2018. Alterada em 24/05 �s 19h51min

Ind�stria automotiva p�e o p� no acelerador

CLAITON DORNELLES /JC
Com o mercado interno aquecido e as exportações em alta, a indústria automobilística brasileira voltou a repetir um desempenho positivo em abril. A produção e a exportação de novos veículos aumentaram no primeiro quadrimestre, conforme os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). São 18 meses seguidos de crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior. "A indústria automobilística segue acelerando o ritmo, com desempenho melhor a cada mês. Isso é consequência de um cenário macroeconômico favorável, que eleva a confiança de consumidores e investidores", diz o presidente da entidade, Antonio Megale.
Líder na indústria brasileira de ônibus, com 48% de participação no mercado e na produção nacional, a Marcopolo fechou 2017 com crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior. O resultado reflete o início de retomada do mercado brasileiro de ônibus e a continuidade do foco da empresa na ampliação das exportações, que atingiram quase R$ 1 bilhão, o equivalente a 34,7% dos negócios da companhia.
A empresa iniciou 2018 com carteira de pedidos com volume de negócios em andamento superior ao verificado nos últimos anos, e boas perspectivas para licitações e exportações. "Desde 2015, temos trabalhando muito forte todo o mercado de exportação em várias frentes para conquistar novos clientes e mercados. Presente na Nigéria desde os anos 1980, esse fornecimento reforça as ações que a empresa vem fazendo no continente e que estão gerando negócios significativos", diz Francisco Gomes Neto, diretor-geral da Marcopolo.

Queda da inadimpl�ncia

Os dados de abril da Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores (Fenabrave) tamb�m refor�am o bom momento. O mercado somou, de janeiro a abril, 1.108.913 unidades, o que representa aumento de 17,65% ante as 942.537 unidades licenciadas no mesmo per�odo do ano passado. O presidente da Fenabrave, Alarico Assump��o J�nior, acredita que a queda na inadimpl�ncia aliada � queda da taxa de juros v�m favorecendo o setor como um todo. "A inadimpl�ncia da carteira de cr�dito, com recursos livres para pessoas f�sicas, � de 2,5%, e para pessoas jur�dicas � de 3,6%. Esses resultados s�o os menores desde o m�s de abril de 2011, fatores que favorecem a oferta de cr�dito pelas institui��es financeiras", disse ele por meio de nota.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Dia da Ind�stria 2018

Acesse o caderno especial online