Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 29 de maio de 2018.
Dia Mundial da Energia. Dia do Estatístico. Dia do Geógrafo.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Notícia da edição impressa de 30/05/2018. Alterada em 29/05 às 19h03min

Auditoria: do início à atualidade

O conceito de auditoria compreende pontos distantes, mas convergentes: auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras de uma organização. No entanto, não só das demonstrações financeiras, como do próprio sistema, dos registros e das transações e operações de uma entidade ou de um projeto. Mas por que as organizações são auditadas? Para responder a essa pergunta - e outras dúvidas clássicas sobre o assunto -, o livro "Auditoria - Série em Foco" chegou a sua terceira edição. Os autores Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho apresentam os principais temas das Normas Brasileiras e Internacionais de Auditoria, que entraram em vigor no Brasil em 2010.
Os autores expõem de forma didática os diferenciais da auditoria. Trabalhando com objetividade, eles propõem uma visão sempre aplicada à realidade nos temas tratados. A formação dos escritores auxilia essa questão: Ribeiro é bacharel em Ciências Contábeis e professor universitário, além de auditor e consultor em órgãos públicos e empresas privadas. Juliana é graduada em economia e pós-graduada em gestão financeira, além de ter mais de 10 anos de experiência, tanto nacional como internacional, em auditoria interna. Esse estilo didático e prático na escrita faz com que o livro seja indicado para estudantes de ciências contábeis, servindo como um livro de consulta.
A obra aborda também a auditoria como um objeto analisado detalhadamente, do seu conceito à evolução ocorrida até chegar ao estado atual. Aponta aos objetivos dos auditores nas suas operações, bem como seus objetos de análise e a sua finalidade, evidenciando a importância da auditoria nas relações sociais. Evidencia, também, as normas que regem o auditor fiscal, além das mudanças ocorridas nessas normas.
Demonstrando a importância da auditoria para controle interno e de interesse social, no caso de organizações públicas, a obra ainda propõe um exercício de entender como relacionar as auditorias internas e auditorias independentes. Outro fator é a forma como os autores pensam e elaboram um plano de auditoria (e como executam-no).
Auditoria - Série em Foco; Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho; Editora Saraiva; 384 páginas; R$ 84,90
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia