Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 01 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Not�cia da edi��o impressa de 02/05/2018. Alterada em 01/05 �s 18h25min

Livros abordam compliance em diversos segmentos

Os órgãos reguladores do Estado são responsáveis por averiguar o cumprimento das regras, estabelecidas politicamente, pelas empresas pertencentes ao seu território. Dentro das empresas, a responsabilidade de enquadrar o negócio às regras é do compliance do quadro de funcionários. Essa mediação é fundamental para manter o controle dentro de uma empresa - não importando qual o seu tamanho.
Seguindo esse contexto, o livro Compliance Empresarial - O Tom da Liderança trata de explicar os fundamentos do compliance, bem como a legislação correlata, governança corporativa e o papel do líder de compliance nas organizações. Escrito pelo doutor em Direito pela PUC-SP Edmo Colnaghi Neves, atuante por mais de 10 anos na área de diretor de compliance e jurídico, o livro aborda questões iniciais sobre o assunto, como o entendimento dos fundamentos sobre liderança e da legislação vigente.
Na parte inicial do livro, as experiências práticas vividas e compartilhadas pelo autor fazem com que o leitor desvende os passos fundamentais para implementar e desenvolver um programa de compliance. Os passo que Neves determina são: o tom da liderança, mapeamento de riscos, código de conduta e políticas de compliance, comunicação interna, treinamento, canais de denúncias, investigações, controles, monitoramento e auditoria.
Além disso, o autor explora os temas da legislação, tanto internacional quanto nacional, a fim de situar o leitor nos seus primeiros passos dentro da área de compliance. O autor, que estudou Direito norte-americano em Michigan (Estados Unidos) e Administração de Negócios em Lausanne (Suiça), expande as fronteiras de regras nos temas abordados por ele. Ainda, o livro apresenta um universo mais amplo sobre Governança Corporativa e, principalmente, o papel do líder de Compliance nesse contexto. A leitura é indicada para contadores, auditores fiscais, líderes ou gestores de compliances empresariais e estudantes de Ciências Contábeis ou Ciências Jurídicas.
Compliance empresarial - O tom da liderança; Edmo Colnaghi Neves; Editora Trevisan; 256 páginas; R$ 82,00
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia