Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Porto Alegre, terça-feira, 05 de julho de 2016. Atualizado às 22h47.
Jornal do Comércio
Porto Alegre, terça-feira, 05 de julho de 2016. Atualizado às 22h47.
Notícia da edição impressa de 06/07/2016.
Alterada em 05/07 às 16h09min
Entre fotografias e vídeos
Fotografias e vídeos do artista Dirnei Prates compõem a exposição A noite barroca, que abre hoje, às 19h, na Galeria Ecarta (João Pessoa, 943). Desde 2007, o autor trabalha com a ideia de apropriação em seus trabalhos. A visitação ocorre até 7 de agosto, de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 18h, com entrada franca.
A mostra é costurada em duas séries: Júpiter, Netuno e Plutão e Pede-me o que quiseres e eu te darei. As fotografias resultantes da primeira sugerem uma aura de brutalidade e redenção que aproxima os retratos dos anônimos, quase sempre marginais, reinventados nas pinturas de Caravaggio. A outra série consiste na projeção de três faces masculinas, cujas expressões, por vezes indecifráveis, transitam entre dor e espanto. Oriundas da decupagem de cenas de filmes pornográficos, as cabeças que emergem em um plano-sequência procuram reconfigurar, por meio do tensionamento imposto pela velocidade da projeção, o momento do gozo.