Porto Alegre, dom, 23/11/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 05 de Setembro de 2024 às 17:00

A reconstrução passa pelo empreendedorismo

George Canfield, diretor do Impact Hub Porto Alegre

George Canfield, diretor do Impact Hub Porto Alegre

Impact Hub/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
George Canfield
George Canfield
A tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul trouxe uma necessidade urgente de reconstrução não apenas das infraestruturas, mas também das vidas e dos negócios que foram devastados. Nesse cenário, o empreendedorismo de impacto social vem como um recurso para a reconstrução do Estado.
Por experiência, sabemos que os negócios de impacto podem contribuir com soluções inovadoras e sustentáveis. Mas sabemos também que ninguém faz nada sozinho. Tanto poder público quanto iniciativa privada precisam direcionar investimentos para esses empreendimentos, potencializando sua capacidade de ação e gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento socioeconômico e resiliência ambiental.
Este tem sido o esforço do Impact Hub desde que chegou a Porto Alegre, articulando projetos com importantes parceiros como Sebrae, Coalizão pelo Impacto, Instituto Helda Gerdau, Instituto Caldeira, Banrisul, Pacto Alegre, Tecnopuc, Unisinos, prefeitura municipal e governo do Estado. E, claro, sempre integrado e apoiando a comunidade local de empreendedores e startups de impacto.
Uma de nossas iniciativas, o projeto Territórios Resilientes, é um exemplo concreto dessa atuação. Estamos focados em ajudar na retomada acelerada de cinco bairros fortemente afetados pelas enchentes. São mais de 200 mil pessoas que perderam tudo o que tinham: familiares, casas e também seus meios de produção.
A metodologia do projeto inclui cartografia socioambiental, que vai mapear as necessidades e potencialidades dos territórios. Em seguida, vamos levar nosso programa de educação empreendedora, o Salto Aceleradora. Mais de 8 mil empreendedores já foram capacitados e aprenderam técnicas de vendas, marketing, finanças, gestão e sustentabilidade.
E ainda será preciso fazer mais. Como a tragédia climática impactou profundamente os pequenos negócios, muitos dos quais perderam desde mercadorias até infraestrutura, vamos fazer uma transferência de recursos para ajudar na compra de equipamentos e na recuperação das suas atividades.
A sociedade tem se mobilizado e nós também. É necessário dar um suporte robusto e imediato para esses empreendedores, permitindo recuperação e construção de bases mais sólidas. Buscamos parceiros que nos ajudem a transformar ideias em realidade. Juntos, podemos - e precisamos - construir uma economia sustentável e resiliente, preparada para enfrentar os desafios climáticos do futuro.
Diretor do Impact Hub Porto Alegre
 

Comentários

0 comentários