Porto Alegre, sex, 04/04/25

Publicada em 02 de Julho de 2024 às 18:06

Prefeitura de Lajeado suspende concurso realizado no domingo por suspeita de irregularidades

Denúncias foram feitas por candidatos acerca da lisura do certame

Denúncias foram feitas por candidatos acerca da lisura do certame

LAURA MALLMANN/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
jornal cidades
A prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Administração, decidiu suspender o concurso realizado no domingo (30) na cidade. A decisão foi tomada para que se possa averiguar denúncias que chegaram por telefone e redes sociais até a administração sobre problemas na realização do certame.
Com a suspensão, todos os atos seguintes do concurso, como correção de provas, respostas a questionamentos, dentre outros, ficam suspensos até ser concluída a averiguação. Após estas verificações, a administração decidirá se anula ou mantém o concurso.
O concurso foi realizado pelo Instituto Latinoamericano de Desenvolvimento (ILD), que venceu em dezembro de 2023 a licitação para a realização do certame. A empresa tinha a responsabilidade de realizar todas as etapas necessárias para a boa condução da seleção.
Uma equipe da prefeitura responsável pelo concurso acompanhou o processo na manhã de domingo, na Univates, onde as provas foram realizadas. O grupo também percebeu falhas, como número insuficiente de fiscais para garantir a lisura do certame, falta de controle no acesso dos candidatos aos sanitários e falta de controle no acesso de pessoas aos prédios, entre outras.
"Para garantir que tenhamos um processo seguro e confiável, decidimos pela suspensão do certame e abertura de um processo administrativo especial para apurar os fatos", explicou a titular da Secretaria, Elisângela Hoss de Souza.
Caso a suspensão seja revista, o processo seguirá normalmente. Caso se decida pela anulação do concurso, o valor das inscrições será devolvido aos candidatos e nova licitação será realizada para contratar outra empresa para realizar o concurso.
Ainda não houve pagamento da empresa contratada e, de acordo com o contrato, os valores só serão pagos se o concurso for mantido e concluído, caso contrário não há pagamento. Se forem constatadas irregularidades, a empresa poderá ser penalizada.

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários
Jornal Cidades Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.