A tradicional lanchonete participou de projeto-piloto da prefeitura de Porto Alegre para a revitalização de áreas públicas

Operando desde 1985, Mek Aurio consolida novo ponto em viaduto do Praia de Belas


A tradicional lanchonete participou de projeto-piloto da prefeitura de Porto Alegre para a revitalização de áreas públicas

Comer um xis e tomar uma cerveja no Mek Aurio é parte de uma tradição – e até superstição – para muitos colorados que frequentam o Beira-Rio. A lancheria foi inaugurada no entorno do estádio em 1985. Durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014, no entanto, o negócio foi retirado do endereço e passou a operar em um food truck. Em 2022, o Mek Aurio regressou a um ponto fixo no bairro Praia de Belas, com um contêiner no Viaduto Dom Pedro I.
Comer um xis e tomar uma cerveja no Mek Aurio é parte de uma tradição – e até superstição – para muitos colorados que frequentam o Beira-Rio. A lancheria foi inaugurada no entorno do estádio em 1985. Durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014, no entanto, o negócio foi retirado do endereço e passou a operar em um food truck. Em 2022, o Mek Aurio regressou a um ponto fixo no bairro Praia de Belas, com um contêiner no Viaduto Dom Pedro I.
O local recebeu mesas, cadeiras, banheiros, pinturas, iluminação e plantas, além da nova operação da tradicional lancheria. Trata-se de um projeto-piloto da prefeitura de Porto Alegre para a revitalização de áreas públicas, como explica Aurio Giovanella, proprietário do empreendimento e responsável pela realização das obras. “As pessoas não costumam frequentar os viadutos. Aqui era depósito de lixo, tinha barata. E eu queria dar vida ao viaduto. Fiz uma proposta para cuidar daqui e colocar um negócio”, destaca. O contêiner do Mek Aurio foi inaugurado em julho de 2022. “Tinha uma expectativa alta quando vim para cá, e isso se concretizou. Estamos trabalhando muito bem.”
Conheça a história do Mek Aurio
A tradição do negócio foi ponto-chave para a consolidação do novo endereço. A lancheria foi inaugurada em 1985. À época, Aurio havia recém-chegado à Capital. O empreendedor é natural de Bela Vista do Fão, região que hoje pertence ao município de Marques de Souza. Ele tinha 18 anos quando começou a produzir xis em um trailer no entorno do Beira-Rio. “Tenho amor pelo bairro, pela cidade. Faz parte da minha história de vida.”
TÂNIA MEINERZ//JC
Os torcedores colorados – e até mesmo alguns jogadores, como conta o sócio – também nutrem esse sentimento de carinho pelo Mek Aurio. Muitos clientes ficaram com saudade do xis quando o negócio foi demolido e retirado da região em 2014. “Deveria voltar depois da Copa, mas não cumpriram o contrato. Fiquei pagando meus funcionários por seis meses, mesmo sem trabalhar”, lembra. A lancheria voltou a funcionar em 2015, em um food truck, operação itinerante que visitava os jogos do Internacional e outros eventos em feiras e parques. Foi então que, em 2022, o Mek Aurio transferiu-se para debaixo do Viaduto Dom Pedro I, ao lado do Parque Marinha do Brasil.
Mek Aurio é pioneiro no bairro Praia de Belas
As mudanças não ficam restritas ao formato do negócio – que se aventurou por operações fixas e ambulantes. O bairro Praia de Belas também passou por transformações durante os 38 anos de operação do Mek Aurio. “Foi chegando a Orla, o BarraShoppingSul, o Praia de Belas Shopping, o novo Beira-Rio. O bairro cresceu muito. Isso trouxe mais comércio e movimento”, observa Aurio. Além disso, alterou-se o perfil do torcedor que frequenta o estádio. “O público de jogos não é o mesmo de antigamente. Tinha uma alegria a mais, era um evento ir ao Beira-Rio. Hoje, não tem essa mesma empolgação.”
Apesar disso, os colorados seguem frequentando – e muito – o Mek Aurio. No entanto, o faturamento da operação já não depende mais das partidas e dos shows realizados no estádio. O negócio conserva uma clientela fixa, conquistada devido à tradição do xis e da cerveja. “Por trabalhar próximo ao Beira-Rio, da torcida, não tem como não ser vinculado. Tem muito carinho. Mas também temos o público do dia a dia.”
Xis que une colorados e gremistas
O espaço, aliás, também costuma receber gremistas. “Em dias de jogos do Grêmio, o Mek Aurio fica azul. As pessoas vêm comer xis, que é o que importa. Não tem restrição. Na equipe, temos gremistas e colorados. Gremista serve colorado, e colorado serve gremista. Atendemos todo mundo”, comenta o sócio,
que se declara colorado.

Mek Aurio também comanda churrasquinho no mesmo ponto do bairro

Quem também opera debaixo do Viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas, é o Churrasquinho D’Galeto & Gato. O negócio fixou-se no endereço em 2006. À época, as vendas aconteciam em uma Kombi. Tio Osório, como é conhecido pela clientela, é o idealizador do empreendimento, clássico entre os torcedores do Internacional que frequentam o estádio Beira-Rio.
No entanto, devido a problemas de saúde, Tio Osório acabou se afastando das atividades em 2020, quando Aurio Giovanella, nome à frente do Mek Aurio, adquiriu a marca. Com a revitalização do viaduto em 2022, o funcionamento do Churrasquinho passou a acontecer em um contêiner, com acréscimo de mesas, cadeiras, banheiros, pinturas, iluminação e plantas. O modelo é parecido com aquele aplicado ao Mek Aurio. “Continua sendo um churrasquinho de rua, mas hoje tu podes chegar, sentar e comer”, destaca Aurio sobre a nova gestão do Churrasquinho D’Galeto & Gato.
 
Referência em espetinhos no bairro Praia de Belas
O espaço funciona todos os dias, das 17h30min à meia-noite, e tem como um dos carros-chefes o espetinho com três coxas e três sobrecoxas de frango. São cerca de 800g de galeto. “Quase nem é mais espetinho”, brinca Aurio. A opção custa R$ 30,00. Além disso, estão disponíveis alternativas de churrasquinhos de coração de galinha, carne, misto, queijo coalho e pão de alho. As opções de carne têm cerca de 200g. “É tudo carne de primeira. Usamos o miolo da alcatra, o coração é o graúdo limpo”, descreve Aurio. Os espetinhos partem de R$ 6,00.
Além do espaço comercial, o Churrasquinho D’Galeto e Gato conta com uma horta própria. Nela, são cultivadas plantas usadas no tempero dos espetinhos.