Sua incursão pelo universo gastronômico teve início pelo curso do Senac, em Porto Alegre, no qual foi, depois, instrutor por 13 anos e seguiu por Zaragoza, na Espanha, onde foi aprender culinária basca. Depois, Rogério Priori ainda testou temperos, harmonizou sabores e aprendeu elaboradas técnicas com chefs de primeira linha, estagiando na França, Alemanha e outras cidades espanholas. Mas bem antes disso, ainda pré-adolescente, já era responsável pela cozinha na fábrica de balas da família. Quem não se lembra das impagáveis balas Gasosa? Na Capital gaúcha, foi proprietário do restaurante e café do Theatro São Pedro e hoje está à frente do Café dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana. Casado com Rosaura, que trabalha a seu lado na administração do restaurante, Rogério é pai de Carolina, de 22 anos. Colecionador de panelas, sua predileção é preparar peixes e frutos do mar. Aproveita o gancho e faz uma recomendação: “o peixe morre pela boca, nós também, por isso, é preciso ter muito cuidado com o que se come”. Na cidade, uma das coisas que mais o incomoda é a poluição visual e a indisfarçável falta de conservação, “sujeira, prédios mal-pintados, monumentos pixados, é deplorável”. Parte de seu tempo ele dedica à construção da Casa Santa Rita, destinada a portadores da síndrome de Down, “que está quase pronta, mas ainda precisa de ajuda”.
Programa de fim de semana: Passear com a família sem destino programado. Muitas vezes, Gramado e Canela para visitar amigos
Filme: Muito além do jardim
Ator: Peter Sellers
Atriz: Sofia Loren
Cantor: Frank Sinatra
Cantora: Billie Holiday
Música: Stefani Grapelli
Perfume: Massimo Duti
Hobby: Cozinhar
Esporte: Mergulho
Livro que marcou: O lobo da estepe, de Herman Hesse
Livro que está lendo: Esta terra tem dono, livro de contos, com a participação de meu amigo Arno Werlang
Presente que gosta de dar: Vinho
E de receber: Vinho
Viagem que marcou: Lisboa a Barcelona, de carro, com a família
Projeto de viagem: Espanha, com a família. Tenho amigos lá, colegas que estudaram comigo
Comida preferida: Peixe
O que não pode faltar na sua geladeira: Queijo, água, suco e iogurte
O supérfluo indispensável: Ar-condicionado
Superstição com dinheiro: Do maior para o menor
Queixa de consumidor: Impostos
Carro: Ranger
Sonho de consumo: Veleiro
Símbolo de bom gosto: Ostras e espumantes
Sinônimo de beleza: Gisele Bündchen
Uma mulher pública: Tania Carvalho
Um homem público: José Ermirio de Moraes
Um mestre: Michael, chef do Restaurante Le Cerf, na Alsácia, França
Uma decepção: Não ter namorado a Sofia Loren quando eu era criança
Mania: Pontualidade
Defeito: Muito trabalho
Qualidade: Organização
O que gostaria de ter sabido antes: O resultado da Mega Sena
Receita de sucesso: Não parar de aprender, indo sempre em busca de conhecimento
Uma frase: Ver bem e ser bem-visto
Confraternização
A direção da Associação Leopoldina Juvenil, liderada por Ieda Sehn Berlim, recebeu grupo de jornalistas para uma confraternização de final de ano com a atual diretoria no Bar Inglês do clube. Após o jantar, que teve serviço preparado pela equipe do chef Mauríco Fernan, houve apresentação do músico Charles Busker, com o melhor do blues. A posse da nova diretoria será no dia 15 de janeiro, tendo como presidente Ângelo Saint Pastous Caleffi.
Capital
O Réveillon do Grêmio Náutico União é um dos mais tradicionais da Capital gaúcha. É um sucesso que deve ser reverenciado, pois muitos clubes não promovem mais suas festas de Réveillon como Leopoldina Juvenil, Hípica e Country Club. O Jangadeiros também promove sua festa, tendo como cenário sua linda ilha, com jantar seguido de danças. No União, a virada de ano também marca a troca de diretoria. Saulo Duarte passa a presidência para Francisco Schmidt.
Carpe Vita em Punta
A edição uruguaia da Carpe Vita New Year Celebration será realizada nesta sexta-feira, dia 28, na Fundação Pablo Atchugarry em Punta del Este. A sunset party, em parceria com o La Barra, promete surpreender os convidados habitues começando por apresentar o DJ oficial do Festival de Cannes, Michael Canitrot (França) e uma produção exclusiva. A festa será com open bar somente com bebidas premium incluindo champanhe Möet & Chandon, energético, vodka Belvedere e whisky 12 anos.