O Polo Petroquímico de Triunfo atingiu a taxa de ociosidade de 45% na sua capacidade de fabricação de eteno no mês passado (Jornal do Comércio, 6/8/2025). É conveniente atribuir a ociosidade recorde do Polo Petroquímico de Triunfo apenas à concorrência externa e à Zona Franca de Manaus. O que não se menciona é o abandono da política industrial no Rio Grande do Sul, a falta de incentivos estaduais, o alto custo da energia, a logística precária e a escolha política de priorizar o agronegócio — especialmente a soja — em detrimento da indústria. Ignorar essas causas internas e estruturais enfraquece a análise e revela mais ressentimento do que compromisso com soluções reais. (Henrique Baumhardt)
Polo Petroquímico II
Na pandemia, as empresas de embalagens sofreram com o aumento de 100% na resina. O governo encontrou alternativas, incentivando a resina do exterior, que chegou com muita qualidade e vai continuar. (Raphael Garcia)
Polo Petroquímico III
Se o setor privado brasileiro não é sustentado pelas ações e dinheiro público, como o agronegócio com o Plano Safra, não tem competitividade nem se sustenta com as próprias pernas. Privatizaram o Polo e agora, sem o cobertor da Petrobras, não tem competência para seguir em frente. Se entregarem a administração para qualquer pessoa ou pequeno produtor rural, que nunca tiveram subsídios ou dinheiro público farto e barato para tocarem seus negócios, logo o Polo dará lucro. (Marcos Amarante Borges Silva)
Polo Petroquímico IV
O Polo Petroquímico de Triunfo precisa de novas indústrias, preferencialmente de fora do País. O complexo necessita se reinventar. (Júlio Kuhn)
SupermercadoDois supermercados da rede Nacional fecharam em Porto Alegre. Em um deles, já há o nome do empreendedor que vai ocupar o ponto. (Minuto Varejo, 4/8/2025). É um orgulho e um privilégio ter feito parte do supermercado Gauchão, uma empresa familiar que preza por tantos valores. O cuidado e carinho com seus clientes e colaboradores é algo que sempre me encantou. Produtos de qualidade que fazem a diferença - ir na padaria é um caminho sem volta. Desejo cada vez mais sucesso. (Naiara Haas)
Supermercado II
O Gauchão vai entregar ainda mais qualidade e um mix de produtos bem maior nesse novo espaço. Quem ganha é o consumidor. (Fagner Kretzmann)