A Termelétrica Candiota 3 voltou a operar no mercado de curto prazo (Jornal do Comércio, 29/04/2025). Entre as estratégias concretas de enfrentamento às mudanças climáticas, a primeira é a descarbonização da economia. O que significa, tirar de cena os combustíveis fósseis, sobretudo o carvão, que é o mais poluente. Por outro lado, a descarbonização precisa ser justa e viável. Alguém tem que pagar a conta e não pode se dar em um ambiente sem transição. Por isso, para fechar a Candiota III é preciso definir um plano, com início, meio e fim, que aponte alternativas econômicas para a Candiota e Região. (Marcelo Dutra da Silva)
Velha e resistente usina hidrelétrica. (Luiz Santos Rodrigues)
Um ano após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, quase 400 pessoas seguem desabrigadas (JC, 05/05/2025). Muito triste a falta de gestão pública. O pior é não terem trabalhado para diminuir os impactos como no caso da Porto Alegre. (Ernane Pfuller)
O maior desastre climático do Rio Grande do Sul está completando um ano (JC, 29/04/2025). Em Eldorado do Sul ainda se vê casas tortas, ruas vazias e tristezas em muitos olhos. (Valdomiro Xavier)
O município de Roca Sales, no Vale do Taquari, convive com escombros e desânimo após desastre (JC,02/02/2025). Só promessas fajutas, e nada foi feito até agora , mas uma coisa é certa não adianta querer insistir em embelezar a cidade e fazer de conta como se nada tivesse acontecido,se não resolverem o problema das cheias fazendo obras de contenção e Dragagem,tudo será em vão nessas cidades de beira de rio. (Alexsandro Gobbi)
O Instituto Caldeira promove uma conferência sobre o legado das enchentes no RS (JC, 04/05/2025). O local simboliza a resistência e a recuperação diante das adversidades, além de ser um marco da resiliência da comunidade. (Carlos Câmara)
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, pediu demissão após o escândalo dos descontos indevidos no INSS (JC, 02/05/2025). Demissão somente não basta. Que a justiça mostre ao povo brasileiro que é idônea. Que ele devolva tudo que roubou dos idosos. (Ana Paula Vieta)