Um conjunto de casas da avenida Independência, ainda conserva traços da antiga imponência, quando as famílias caprichavam nos prédios que erguiam e até faziam disputa pela beleza. Os empreendimentos que serão erguidos no local devem manter as fachadas (Coluna Começo de Conversa, Jornal do Comércio, edição de 04/02/2025). Atualmente, graças a muito esforço, Porto Alegre tem uma lei que concede aos proprietários de imóveis inventariados um incentivo à preservação. Pena que muitos proprietários não sabem. (Daniel Zanotto Nichele)
No Brasil, não cuidam do patrimônio histórico. Derrubam pra construir novos prédios. É lamentável. (Leila da Silva)
Há muitos prédios históricos em Porto Alegre que mereceriam uma atenção e reforma para embelezar a cidade ainda mais. Infelizmente, o poder público não detém condições para tais restaurações e deve aplicar o dinheiro do contribuinte em questões mais importantes, especialmente saúde. Contudo, talvez uma campanha de adoção de prédios históricos que não possuam mais proprietários, seria de grande valia. O que será que a prefeitura acha disso? (Fabiano Nicola Machado)
Com o objetivo de oferecer novas experiências para diferentes públicos,
o grupo Casa Hotéis passou a aceitar somente pessoas acima de 14 anos no Wood, um dos hotéis da rede, no Centro de Gramado, na Serra Gaúcha (Caderno GeraçãoE, site do JC, 31/01/2025). Tudo bem, desde que não aceitem pets também! Aí seria o cúmulo do preconceito às crianças. (Daniela Garcia Giacobbo)