Por Redação, JC
A orla de Ipanema, na Zona Sul da Capital, praticamente não existe mais. Tudo que os porto-alegrenses conheciam no local foi retirado, das calçadas aos bancos. Mas é por um bom motivo: as obras são para revitalizar a área da tradicional praia e também para evitar novas enchentes na região. Por enquanto, as caminhadas com vista para o Guaíba precisam ser feitas pela rua.
Um dos motores da economia da Serra Gaúcha é a realização de feiras setoriais. Geram bons negócios e são organizadas com antecedência. A 33ª ExpoBento, que acontece em junho, com a Fenavinho, já alcançou 70% de comercialização dos espaços.
Circula na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, o Anuário de Investimentos do Rio Grande do Sul 2024. O trabalho faz a soma de todos os grandes investimentos realizados ou anunciados em solo gaúcho ao longo do ano. É o chamado Investômetro do JC, indicador da economia gaúcha. Foram mapeados mais de 300 investimentos. Os dados finais estão sendo consolidados para a 8ª edição deste especial realizado pelo Jornal do Comércio anualmente desde 2018.
Seguem causando transtornos os postes no meio da avenida Paraguassu, em diversos trechos do Litoral Norte, de Xangri-Lá a Capão da Canoa. Com a remodelação da via, a calçada acabou ficando menor e os postes permaneceram onde estavam, gerando riscos aos motoristas, principalmente à noite. Vídeos nas redes sociais mostram veículos que se chocaram com as estruturas.
A CEEE Equatorial informa que o custo para o deslocamento e a remoção de postes na obra realizada na avenida Paraguassu é de responsabilidade do poder público, conforme determinado no art. 110 da Resolução 1000/2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde julho de 2024, as fiscalizações realizadas pela CEEE Equatorial identificaram que os postes ficaram no meio da via, trazendo risco de acidentes para a população, e desde então vem notificando a prefeitura de Capão da Canoa para que faça a adequação.
A velocidade máxima permitida na Freeway é de 110 km/h. Mesmo assim, quem estiver nesta velocidade trafegando na pista da esquerda pode ser provocado a ir para a pista do meio, em função de veículos que trafegam a velocidades mais elevadas. Pior que, mesmo com movimento na rodovia - o que dificulta a mudança de pista -, alguns se mostram impacientes, usando luz alta e colando no carro da frente. Imprudência, má educação e infração da lei.