Porto Alegre, sexta-feira, 23 de agosto de 2019.

Jornal do Com�rcio

Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Guia da Carne 2019

COMENTAR | CORRIGIR

Gastronomia

Not�cia da edi��o impressa de 23/08/2019. Alterada em 13/08 �s 00h00min

Publicit�ria por forma��o e churrasqueira por devo��o

Clarice refor�a seu encanto em estar ao redor do fogo e das pessoas

Clarice refor�a seu encanto em estar ao redor do fogo e das pessoas


TATIANA FELDENS/DIVULGA��O/JC
Caren Mello

A decis�o pela �rea da Comunica��o, mais precisamente pela Publicidade, nasceu quando Clarice Chwartzmann era jovem, mas a predile��o por assados surgiu quando ainda era pequena, ao assistir o pai produzindo uma refei��o para a fam�lia em Passo Fundo. Desde l�, s� cresceu sua paix�o pelo que uma churrasqueira pode provocar. "Me encanta estar ao redor do fogo com as pessoas. Me encanta essa gastronomia m�gica que � o churrasco", revela.

Unindo as duas �reas, ela produziu livros sobre a hist�ria do churrasco e ensina mulheres a preparar um bom assado, com um toque contempor�neo, mas sem perder a tradi��o. Clarice defende que chegou a hora das mulheres serem protagonistas e autoras, "usufruindo do estado de esp�rito do churrasco na reuni�o com a fam�lia e amigos e ocupar um lugar que tamb�m � delas".

A churrasqueira, como costuma ser chamada, viaja o Brasil dando cursos e buscando conhecer os costumes locais. � fascinada pela troca de culturas, nas formas de fazer aqui que s�o copiadas em outros estados e vice-versa, mas entende que a qualidade da pecu�ria ga�cha � diferenciada. "O ga�cho � tradicionalista no jeito de preparar. Muitas vezes, escutei que se o churrasco n�o � feito em espeto, n�o � churrasco ga�cho. Esta afirma��o � uma miopia. Somos influenciados por diversos jeitos de fazer, em fun��o das nossas fronteiras e imigra��es que vieram para o Estado, principalmente italianos, alem�es, portugueses e espanh�is", salienta.

Atrav�s da profiss�o de churrasqueira, que este m�s completa cinco anos, ela pode acompanhar o crescimento do mercado fora do Rio Grande do Sul, atrav�s cursos e festivais em diversas cidades pelo Brasil. "Em S�o Paulo, onde vivo atualmente, toda a semana abre uma nova casa de parrilla e churrasco, e posso afirmar que � a gastronomia da vez. Mas vejo que tem surgido diversos novos neg�cios, eventos e projetos no Rio Grande do Sul", comenta a especialista.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia