Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 05 de outubro de 2018.
Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Feriado nos estados do Amap�, Roraima e Tocantins.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Edi��o impressa de 05/10/2018. Alterada em 05/10 �s 01h00min

Sinaliza��o dos aut�nomos

A Ford está testando sistemas que objetivam a adoção de um futuro padrão de sinalização para carros autônomos. A intenção é criar uma linguagem universal de luzes para que todos os usuários das ruas - pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas - possam entender o que o veículo autônomo "pretende" fazer. O trabalho é um esforço conjunto com a Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE). E envolve três pontos principais: design e a cor dos sinais e o local de sua instalação no veículo.
Aporte finalizado
A H.I.G. Capital, líder global em investimentos de private equity em empresas de médio porte, com mais de US$ 27 bilhões de capital sob gestão, anunciou que completou com sucesso o aporte na Sofape Fabricante de Filtros Ltda., a maior produtora de filtros automotivos no Brasil, dona das marcas Tecfil e Vox. Fundada em 1953, a companhia ainda exporta para 27 países da América Latina, América do Norte, e Europa.
Dois lados da moeda
As 16 marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores -, licenciaram em setembro 2.912 unidades, amargando queda de 23,4% em relação a agosto, quando venderam 3.800 unidades. Por outro lado, frente a igual período de 2017, o resultado de setembro foi melhor: 22,4% maior. No acumulado deste ano, as associadas contabilizam 27.761 veículos importados emplacados, alta de 30,9% em relação aos 21.201 de janeiro a setembro de 2017.
Próximos passos
O brasileiro Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renault, anunciou duas novas etapas no avanço da eletrificação da gama de produtos Renault: um novo veículo urbano elétrico acessível, previsto para ser comercializado primeiramente na China, em 2019; e as versões híbridas, disponíveis a partir de 2020, de três dos seus veículos mais vendidos: Clio, Captur e Mégane.
Campeão de vendas
A Chevrolet está celebrando a marca de um milhão de unidades produzidas do Onix, que completou seis anos de lançamento no mercado brasileiro. Trata-se de um recorde histórico, já que nenhum outro modelo da marca havia alcançado tal volume produtivo em tão curto espaço de tempo.
Atualização fabril
A Toyota divulgou investimento de R$ 1 bilhão em sua planta de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. O aporte permitirá à unidade passar por um processo de modernização para se tornar mais flexível e competitiva no mercado brasileiro e latino-americano. A atualização das linhas de montagem ocorrerá em um prazo de até 18 meses.
Distração como companhia
O telefone celular frequentemente é apontado como causa de distração ao volante, porém, um estudo da Ford revelou que os passageiros também têm o poder de influenciar - tanto positiva como negativamente - o comportamento do motorista. Uma das conclusões foi que a chance de o motorista sofrer um acidente é 60% maior ao transportar passageiros do que quando dirige sozinho. A interferência causada pelo passageiro depende de vários fatores, como idade, sexo e a natureza da relação que ele mantém como o motorista. Contudo, de modo geral, todos os motoristas tendem a ser menos atentos e capazes de prever riscos quando há passageiros a bordo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia