Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 06 de julho de 2017. Atualizado �s 22h09.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

m�sica

Not�cia da edi��o impressa de 07/07/2017. Alterada em 06/07 �s 16h47min

Universo sonoro: Ospa apresenta concerto com obras de compositores ga�chos

Ospa realiza concerto com obras de compositores ga�chos

Ospa realiza concerto com obras de compositores ga�chos


MARIANA SIRENA/DIVULGA��O/JC
Cristiano Vieira
O domingo promete emoção para quem for assistir ao grande concerto gratuito que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) prepara para a ocasião. A apresentação acontece às 18h, no Auditório Araújo Vianna. A distribuição de senhas acontece no próprio local - sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 18h.
O show enfoca uma grande seleção de música instrumental feita no Rio Grande do Sul nos últimos anos, e que ganhará uma roupagem inédita no concerto. Obras de Matheus Kleber, Arthur de Faria, Pedro Figueiredo e Tasso Bangel, compositores gaúchos de diferentes gerações, serão apresentadas pela sinfônica, sob a regência do maestro Evandro Matté, ao lado de ninguém menos que os próprios autores, que são também instrumentistas.
"Apresentaremos um repertório muito diversificado e de altíssimo nível musical. São compositores com estilos e percepções bem distintos", avisa Matté. Segundo o maestro, a execução orquestral dos arranjos proporcionará ao público um acesso privilegiado ao universo sonoro construído por cada um dos músicos convidados - "o que demonstrará a riqueza da música instrumental que é feita no nosso Estado".
De Matheus Kleber, serão tocadas Orvalho e Milonga manca. Acordeonista e pianista, Kleber é o mais jovem dos compositores homenageados. Do veterano maestro e acordeonista Tasso Bangel, que em 2016 completou 85 anos de vida musical, entram no programa Querência Sul e Coração Farroupilha - nesta última, o violonista convidado Diego Costa faz o acompanhamento.
De Arthur de Faria, pianista, cantor e um dos grandes nomes da música autoral brasileira, estão no repertório Prenda minha nossa! e Suíte ultralírica. Já de Pedro Figueiredo, um dos maiores flautistas do Brasil, a Ospa interpreta Lua Rosa. Para abrir e fechar o concerto, dois Batuques completam o repertório: um de Alberto Nepomuceno e outro de Lorenzo Fernandez.
Matté salienta que o concerto é possível, principalmente, devido à presença do maestro Bangel. "Ele é uma lenda de nossa música regional e foi o idealizador do Conjunto Farroupilha, que teve uma atuação fundamental na difusão da música gaúcha pelo Brasil e também no exterior", conta o regente da Ospa.
De acordo com Matté, a música é uma arte muito similar nos conceitos e bases, seja o estilo que for - música de concerto, pop, jazz ou regional. "O que muda são alguns elementos que fazem com que os ritmos, melodias e harmonias adquiram diferentes formatos. Unir música bem escrita é muito fácil", diz.
Ele salienta que a programação da Ospa procura ser diversificada, mostrando toda a diversidade de estilos que uma orquestra pode executar, não só a música de concerto. "Neste espetáculo, também pretendemos mostrar a qualidade dos profissionais que escrevem música instrumental em nosso estado e oportunizar ao público da Ospa contato com estes artistas", finaliza Evandro Matté.
A apresentação é a segunda da Série Araújo Vianna 2017. Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia