Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de junho de 2017. Atualizado �s 22h41.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

ACONTECE

Not�cia da edi��o impressa de 28/06/2017. Alterada em 27/06 �s 17h25min

Fronteiras com Am�s Oz

Escritor israelense faz confer�ncia em Porto Alegre

Escritor israelense faz confer�ncia em Porto Alegre


ILAN ASSAYAG/DIVULGA��O/JC
Hitler e Stálin não esperavam, é claro, mas deram um presente à humanidade: o medo do fanatismo e da violência. Por mais de 50 anos, o mundo viveu com tal medo. Agora, a data de validade desse "presente" chegou. Quem diz é Amós Oz, uma das principais vozes da literatura israelense. Ele palestra no Fronteiras do Pensamento, no Salão de Atos da Ufrgs, hoje à noite. Os passaportes já estão esgotados.
O autor, que neste ano chegou à final do Man Booker International Prize, um dos principais prêmios literários do mundo, também lança no País Mais de uma luz, volume com três ensaios. Em um deles, Oz revê Como curar um fanático, um de seus textos clássicos.
"Há muitas diferenças (desde a publicação do texto original). Vivemos uma crise muito profunda do sistema democrático. As características que alguém precisa ter para ser eleito são quase o oposto daquelas necessárias para se liderar uma nação", diz o autor israelense. Ele também afirma não escrever ficção para enviar mensagens ideológicas: "Seria um desperdício. Quando quero fazer isso, por exemplo, escrevo um artigo dizendo para o governo (israelense) ir para o diabo que o carregue. Mas eles leem e, por algum motivo que não entendo, não vão".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia