Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de dezembro de 2016. Atualizado �s 10h34.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

artes visuais

Not�cia da edi��o impressa de 07/06/2016. Alterada em 28/12 �s 11h38min

Exposi��o na Capital traz 84 obras de Francisco Brennand

Francisco Brennand � tema de grande exposi��o no Santander Cultural

Francisco Brennand � tema de grande exposi��o no Santander Cultural


HELDER FERRER /DIVULGA��O/JC
Luiza Fritzen
Celebrando em grande estilo os 15 anos de presença em Porto Alegre, o Santander Cultural abre hoje, das 19h às 21h, uma das maiores mostras de sua trajetória. A exposição Francisco Brennand - Senhor da várzea, da argila e do fogo poderá ser visitada a partir de amanhã e traz um recorte inédito com 84 obras do artista. Ele completa 89 anos neste sábado.
Com curadoria de Emanoel Araújo, a iniciativa marca a trajetória de sucesso da unidade cultural do banco no Sul do País, reunindo esculturas, pinturas, desenhos em murais cerâmicos e vídeos.
As obras do artista pernambucano são divididas em quatro vertentes: o teatro das representações mitológicas, o corpo em transmutação interior, os frutos da terra e as vítimas históricas. Dentre as peças, merecem destaque as obras Adão e Eva, produzidas em cerâmica vitrificada, e Pássaro Rocca e Lêda e o Cisne, que pesam cerca de 200 quilos. Vale ressaltar, também, a presença de um conjunto com 250 ovos cerâmicos pretos e 250 miniovos brancos.
Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil, afirma que a mostra é motivo de muitas comemorações, "pois estimula discussões culturais e artísticas por meio do retrato da arte produzida no Nordeste". Simultaneamente, serão exibidos quatro filmes sobre o artista no Cine Santander Cultural.
O processo de confecção das obras é considerado pelo curador como um universo mágico. No interior de um galpão, as peças são construídas e queimadas no forno Apolo, que, em alta temperatura, transforma a argila em matéria tão rígida quanto o bronze e cria uma camada vidrada que reveste a obra como pele de sutis tons de ocres, vermelhos e brancos opacos. Também em seu atelier propriamente dito acontece a pintura, os desenhos e os projetos de obras monumentais.
Para Emanoel Araújo, que trabalha com Brennand desde 1960, o desafio da exposição é transpor esse mistério criador e trazê-lo para Porto Alegre de forma que o público possa compreender o mundo interior do artista e sua obra. "A exposição tenta induzir o espectador a uma viagem dionisíaca por aquela atmosfera, e espera que essa concepção museográfica transmita a mesma intensidade e energia com que ele impregna sua atmosfera de vida", afirma.
Ceramista, escultor, desenhista, pintor e ilustrador, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand não se limitou a trabalhar com apenas uma vertente da arte. Nascido em 11 de junho de 1927, em Recife, Brennand foi colega de classe do escritor Ariano Suassuna, por quem foi convidado a ilustrar alguns de seus poemas. Em 1947, o artista obtém seu primeiro prêmio com a pintura de uma paisagem idealizada a partir das caminhadas no Engenho São João. Um de seus trabalhos mais conhecidos é a reconstrução da velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917.
Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto instalado num terreno de 14 mil metros quadrados, que hoje abriga mais de duas mil obras espalhadas por jardins, pátios e lagos. A visitação, gratuita, ocorre de terça-feira a domingo, até 4 de setembro. 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia