Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 28 de Abril de 2023 às 02:55

Marca forte do fundador pode ajudar startup a crescer

Douglas Gomides é especialista de Carreira

Douglas Gomides é especialista de Carreira

Arquivo Pessoal/Divulgação/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
O amadurecimento do ecossistema de inovação brasileiro nos últimos anos veio acompanhado de mais investimentos de risco para as startups estruturarem e escalarem os seus negócios e de novas oportunidades de realizarem parcerias estratégicas. Cada vez mais, entretanto, o foco está nos empreendedores, e na sua capacidade de construir bons negócios mesmo que não acertem de primeira. Mais do que boas ideias e soluções, o mercado está de olho na capacidade das pessoas.
O amadurecimento do ecossistema de inovação brasileiro nos últimos anos veio acompanhado de mais investimentos de risco para as startups estruturarem e escalarem os seus negócios e de novas oportunidades de realizarem parcerias estratégicas. Cada vez mais, entretanto, o foco está nos empreendedores, e na sua capacidade de construir bons negócios mesmo que não acertem de primeira. Mais do que boas ideias e soluções, o mercado está de olho na capacidade das pessoas.
Construir um branding forte é mais importante do que nunca. "A sua marca pessoal é o que o te diferencia da concorrência e ajuda a construir credibilidade e confiança em sua startup", aponta o especialista de Carreira, Douglas Gomides.

Como construir um branding capaz de impulsionar o crescimento exponencial de sua startup: 

1. Construa um perfil completo nas mídias sociais
Utilizar as mídias sociais pode ser uma forma importante tanto de promover a startup, como de construir sua marca pessoal. Certifique-se de que seu perfil nas redes sociais está completo e atualizado. Utilize fotos profissionais, de preferência com um sorriso no rosto, e capriche na descrição incluindo números e transformações geradas por você.
2. Faça publicações constantemente
Constância é palavra-chave. Não adianta nada você postar uma, duas ou três vezes se não permanecer por mais tempo. A transformação não acontece tão rápido assim. A construção de uma marca é uma jornada. Ao criar conteúdo de qualidade, você pode estabelecer-se como um especialista em seu setor e criar uma base de seguidores leais.
3. Seja autêntico e original
Pessoas criam relacionamentos com pessoas. Se você se mostra real e sincero, isso aos poucos passa para a sua startup e pode auxiliar a criar uma branding forte. Seja você mesmo e compartilhe sempre suas ideias e opiniões.
4. Utilize técnicas de storytelling
A história da sua startup deve estar sempre alinhada com sua marca pessoal para que as pessoas possam criar essa identificação. Quando você cria uma história envolvente, as pessoas geram conexões emocionais com a sua empresa e isso é mais forte que qualquer outro tipo de relação. 
5. Crie uma comunidade
Ser mais que uma marca é necessário para se destacar no dia de hoje. Qual é o seu propósito e qual é o propósito da sua empresa e como as pessoas podem se conectar a vocês? Muitas vezes pensamos muito em produtos e esquecemos que há necessidade e crenças em volta disso. Quais são os interesses em comum das pessoas que compram de vocês? Por exemplo, se tenho uma empresa de produtos de salão de beleza para mulheres, por que não criar uma comunidade para que as mulheres debatam sobre dicas de beleza? Considere criar grupos do WhatsApp, Facebook, Telegram, ou até mesmo uma plataforma própria.
6. Tenha uma marca pessoal forte tanto no on quanto no off
Atente-se para que sua marca pessoal seja consistente em todas as suas atividades, desde o conteúdo que você publica até as roupas que você usa. 
7. Esteja disposto a compartilhar seus conhecimentos
Não tenha medo de compartilhar o que sabe. Muitas pessoas acham que as informações que sabem são óbvias e por receio disso não produzem conteúdo, deixando de ajudar muitas pessoas. Ao compartilhar esse conhecimento você cria autoridade e relacionamento.
8. Construa relacionamentos fortes
Você é um mensageiro da sua marca. Portanto, crie vínculos fortes digitalmente para que assim consiga alcançar o êxito. Lembre-se que você não "casa" com os leads no primeiro encontro. É importante manter um contato constante. Comente posts, mande mensagens inbox. Seja presente, pois assim você será lembrado.
Fonte: Douglas Gomides
 

Empresa cria "mágica" com uso da Inteligência Artificial

Plataforma gerar obras de arte originais com ativos icônicos dos arquivos

Plataforma gerar obras de arte originais com ativos icônicos dos arquivos

Reprodução/Dibvulgação/JC
A Coca-Cola está incentivando criativos digitais a usar uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) criada pela marca para gerar obras de arte originais com ativos icônicos dos arquivos da Coca-Cola. Construído exclusivamente pela OpenAI e Bain & Company, a "Create Real Magic" é a primeira plataforma desse tipo a combinar os recursos do GPT-4, que produz texto semelhante ao humano a partir de consultas de mecanismos de pesquisa, e DALL-E, que produz imagens baseadas em texto.
A novidade está disponível para visitantes de 17 países que acessarem o site www.createrealmagic.com - o Brasil ainda não é um deles. Lá, é possível selecionar imagens da marca e dar instruções para trabalhos artísticos, como escrever um poema sobre beber refrigerante usando os sistemas DALL-E e GPT da OpenAI, que geram imagens e texto.
 

Chat GPT ajudará a melhorar experiências dos clientes

Saddock destaca perspectiva de redução de custos no atendimento das empresas

Saddock destaca perspectiva de redução de custos no atendimento das empresas

H-Farm/Divulgação/JC
Imagine que você está procurando por um novo smartphone e entra no site de uma loja de eletrônicos. Ao invés de ter que procurar manualmente o modelo que deseja, você pode simplesmente perguntar ao Chat GPT e receber uma resposta imediata. Para João Fernando Saddock, marketing Manager na divisão de educação da H-Farm, esse é um exemplo clássico de como a tecnologia de processamento de linguagem natural que utiliza Inteligência Artificial para gerar respostas a partir de perguntas ou comentários feitos pelos usuários, poderá ser uma grande aliada para as empresas no relacionamento com os clientes.
"O Chat GPT pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e diminuir custos no atendimento das empresas. Com a utilização da tecnologia, é possível automatizar respostas a perguntas comuns e direcionar o atendimento para as demandas mais complexas, o que reduz o tempo de espera e aumenta a eficiência do serviço", explica. A H-Farm é um hub de educação internacional, inovação e empreendedorismo que apoia startups
A tecnologia, comenta, pode aprender com as interações dos usuários e melhorar constantemente suas respostas, o que torna a experiência mais satisfatória. Saddock explica que é necessário ter uma abordagem equilibrada e integrar o Chat GPT com outras formas de interação humana para garantir a melhor experiência possível para os usuários. Com relação ao uso do Chat GPT no marketing digital, ele acredita que os impactos serão positivos, pois a ferramenta permite uma experiência mais fácil e agradável aos usuários, resultando em taxas de respostas melhores do que a dos métodos tradicionais.
 

Notícias relacionadas