Seguindo o mesmo caminho que seu pai, Onyx Lorenzoni, tomou há uma semana, o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni oficializou nesta terça-feira (24) sua filiação ao PP, após conseguir uma carta de liberação de seu antigo partido, o PL. Na nova sigla, o parlamentar buscará viabilizar a sua reeleição à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026.
Rodrigo era líder do PL no Parlamento. Com a sua saída, os quatro parlamentares restantes na sigla deverão decidir nos próximos dias quem ficará à frente da bancada. Até a batida de martelo, assume interinamente a liderança a atual vice-líder do partido no Parlamento, a deputada estadual Adriana Lara.
O deputado Rodrigo Lorenzoni, enquanto estava no PL, era um dos parlamentares da ala mais à direita da Assembleia que mais realizava críticas à gestão Eduardo Leite (PSD). Ao se filiar ao PP, integra agora um partido que compõe a base do governo, com quadros no primeiro escalão do secretariado gaúcho. Sobre isso, Rodrigo afirmou que a sua filiação aos Progressistas estava condicionada à possibilidade de ele manter a sua posição no Parlamento de se opor a projetos da atual gestão.