Porto Alegre, sáb, 12/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Outubro de 2024 às 15:22

PSDB oficializa apoio a Sebastião Melo no segundo turno em Porto Alegre

Candidato à reeleição se reuniu com vereadores tucanos Moisés Barboza e Gilson Padeiro

Candidato à reeleição se reuniu com vereadores tucanos Moisés Barboza e Gilson Padeiro

Divulgação/JC
Compartilhe:
Bolívar Cavalar
Bolívar Cavalar Repórter
O PSDB oficializou nesta quarta-feira (9) apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB) no segundo turno da disputa ao Executivo de Porto Alegre contra Maria do Rosário (PT). Agora, a coligação do candidato à reeleição passa a contar com 10 partidos.
O PSDB oficializou nesta quarta-feira (9) apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB) no segundo turno da disputa ao Executivo de Porto Alegre contra Maria do Rosário (PT). Agora, a coligação do candidato à reeleição passa a contar com 10 partidos.

A formalização da aliança ocorreu em um espaço dedicado à gravação de conteúdos de campanha de Melo, e contou com as presenças do presidente municipal do PSDB, vereador reeleito Moisés Barboza, e quadros políticos representantes dos partidos que compõem o programa do atual prefeito da Capital.

“A bancada do PSDB tem sido grande parceira nas transformações que a cidade tem feito ao longo destes quatro anos. Quero agradecer mais uma vez aos vereadores que representam a executiva, representam a bancada”, disse Melo.

Sobre a participação do governador Eduardo Leite (PSDB) na campanha, o atual prefeito disse que isso está sendo visto “em etapas”. Após a confirmação da aliança entre MDB e PSDB, Leite afirmou que os dois candidatos o procuraram, e que tem mais aproximação com Melo no "ponto de vista programático". O governador também revelou que um eventual ingresso nos programas eleitorais do candidato à reeleição está sendo discutido.
Alguns pontos de eleições passsadas indicam rusgas entre os atuais mandatários dos Executivos estadual e municipal. Leite apoiou a candidatura de Juliana Brizola no primeiro turno em Porto Alegre, que foi a terceira colocada no pleito realizado no último domingo (6). Além disso, Melo foi aliado em 2022 da chapa liderada por Onyx Lorenzoni (PL) ao governo do Estado contra o atual governador, enquanto Maria do Rosário declarou voto em Leite.
Abordando esse assunto, o governador afirmou: "Naquela eleição de 2022 nós tínhamos uma eleição que envolvia componentes nacionais, de questões democráticas, de enfrentamentos muito mais acirrados do que a gente vê em uma eleição municipal, em que trata sobre a administração e gestão da cidade, e menos sobre estruturas institucionais relacionadas à democracia do que envolvia aquele momento da eleição". Leite também disse que Maria do Rosário tem o seu respeito e, caso for eleita, buscará trabalhar junto à petista.

Já o candidato à prefeitura de Porto Alegre afirmou que estas posições opostas em disputas eleitorais passadas são assuntos superado. “Nós estamos no 0 a 0. Ontem eu, o (vice-governador) Gabriel Souza e o Moisés estivemos com o governador Eduardo e conversamos com ele", disse.

O vereador reeleito Moisés Barboza destacou que o apoio do PSDB a Melo foi debatido e aclamado pelos representantes do partido em Porto Alegre, e destacou a posição contrária dos tucanos ao PT de Maria do Rosário. “PSDB é um dos poucos partidos do Brasil que é oficialmente oposição ao PT, então restava ouvir se nós iríamos ter o apoio, que foi por aclamação, ou se alguém queria alguma espécie de outro posicionamento, como a neutralidade”, afirmou o dirigente.

Barboza ainda destacou as parcerias históricas entre MDB e PSDB, consolidada também no atual Executivo estadual com o governador tucano Eduardo Leite e o vice emedebista Gabriel Souza. O vereador relembrou também das uniões formadas por Germano Rigotto (MDB) e Antonio Hohlfeldt (PSDB) e Antônio Britto (MDB) e Vicente Bogo (PSDB).

O PSDB é o décimo partido a integrar a coligação de Sebastião Melo e o segundo a declarar apoio desde o início do segundo turno, após o Novo formalizar aliança nesta terça-feira (8). Agora, tanto o atual prefeito quanto Maria do Rosário aguardam um posicionamento oficial do PDT de Juliana Brizola, que deve ser anunciado ainda nesta quarta, conforme informou a pedetista à reportagem do Jornal do Comércio. De acordo com Juliana, a tendência é de uma aliança com o PT em Porto Alegre. O partido não se posicionou até a publicação desta matéria.

Comentários

0 comentários