A bancada gaúcha no Congresso Nacional deve cobrar a CEEE Equatorial junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelo reestabelecimento da energia nos diversos pontos sem luz após o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (16). A previsão é de que uma nova tempestade ainda pode cair em território gaúcho também nesta quarta (17).
A bancada composta por deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul emitiu uma nota se solidarizando com as vítimas das chuvas e afirmando estar em contato com autoridades do Estado, além da cobrança à empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no RS.
"Seguimos em contato direto com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), e as autoridades responsáveis no atendimento às demandas geradas pela queda de árvores e alagamentos. Também estamos cobrando a empresa responsável para que a energia seja restabelecida o mais rápido possível, e iremos tratar esse assunto junto a Aneel. O retorno à normalidade tem exigido esforços conjuntos devido ao grande impacto causado pelo evento climático sobre o Estado", diz o texto, assinado pela coordenador da bancada gaúcha, deputada Any Ortiz (Cidadania), e pelo deputado Marcel van Hattem (Novo), presidente da Comissão Externa destinada a acompanhar os Danos Causados pelas Enchentes no RS.
Ainda através de nota, os parlamentares propõem discutir caminhos para incrementar o aparato de prevenção no Rio Grande do Sul. "Em um segundo momento, vamos continuar o trabalho que discute no Congresso a melhoria do sistema de prevenção e alertas destes eventos climáticos com o intuito de reduzir os danos à população", segue o comunicado.