A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa gaúcha promoveu a sabatina de seis indicados pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para cargos no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). A sabatina é regimental e uma das atribuições do colegiado.
A presidente da comissão, deputada Patrícia Alba (MDB) e os demais integrantes da comissão, assim como o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, acompanharam a exposição pública da vida curricular dos indicados: Cláudio Aluisio Vaz Malafaia, Elizabete Rejane Sodré Tavares, Gaspar Saikoski, Ivanor Antônio Duranti, Luiz Gonzaga Veras Mota e Marcia Adriana Celestino. Todos devem ser diretores e diretoras no Banrisul.
Questionamentos:
Conforme a rotina dos questionamentos, inicialmente cada um dos indicados apresentou seu currículo acadêmico e profissional e, logo em seguida, foi aberto o prazo para os questionamentos pelos parlamentares.
Luiz Gonzaga Veras Mota será indicado para a Diretoria de Finanças, Elizabete Rejane Sodré Tavares assumirá a Diretoria Administrativa, Marcia Adriana Celestino será indicada para a Àrea de Serviços, Cláudio Aluisio Vaz Malafia será Diretor de TI, e Gaspar Saikoski assumirá a Diretoria de Rede das Agências.
Os questionamentos dos parlamentares foram no sentido de aferir ações das diretorias, inclusive a situação das agências atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari. Também referência ao trabalho das servidoras que atuaram no sentido de viabilizar os serviços nessas agências.
Lemos, após as arguições, ressaltou a qualidade dos indicados pela especialização e o compromisso com o banco, observando que Adriana Celestino, que vem da área privada, foi escolhida por ele e pelo governador porque tem especialização no processo para atender o cliente.
O responsável por produzir um relatório da sabatina, que posteriormente será votado pela comissão antes de ser levado ao plenário para a decisão final de todos os deputados estaduais, será o líder do governo no Parlamento, deputado Frederico Antunes (PP). Ele deverá encaminhar seu parecer nas próximas duas semanas.
- LEIA TAMBÉM: Parlamento reinstala frente em defesa do Banrisul
Participaram de forma presencial e híbrida os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Frederico Antunes (PP), Joel Wilhelm (PP), Rafael Braga (MDB), a deputada Bruna Rodrigues (PCdoB), Claudio Branchieri (PODE), Claudio Tastch (PL), Gustavo Victorino (Republicanos) e Eduardo Loureiro (PDT).