Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Partidos

- Publicada em 06 de Setembro de 2023 às 14:36

Mourão defende Republicanos na base de Leite e apoio à reeleição de Melo

Senador gaúcho elogiou governador Eduardo Leite e defendeu adesão de seu partido à base do governo

Senador gaúcho elogiou governador Eduardo Leite e defendeu adesão de seu partido à base do governo


EVANDRO OLIVEIRA/JC
Senador do Rio Grande do Sul e ex-vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão (REP) defendeu ingresso do seu partido na base do governador Eduardo Leite (PSDB) e o apoio imediato à reeleição do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, nas eleições municipais de 2024.
Senador do Rio Grande do Sul e ex-vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão (REP) defendeu ingresso do seu partido na base do governador Eduardo Leite (PSDB) e o apoio imediato à reeleição do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, nas eleições municipais de 2024.
Mourão está na Capital gaúcha, onde deveria participar do desfile em comemoração do 7 de Setembro, cancelado devido à tragédia das enchentes no Estado, e concedeu entrevista coletiva nesta quarta (6), quando foi questionado sobre os temas antes da sua palestra no evento Tá Na Mesa, promovido pela Federasul.
O senador defendeu a entrada do seu partido à base aliada de Leite na Assembleia Legislativa. “Se efetivamente nosso partido for convidado (a integrar a base), apesar de haver uma certa discussão entre os nossos deputados - temos cinco e está três a dois favorável à entrada - eu acho que seria bom para o partido”.
O Republicanos conta com cinco deputados estaduais, tendo a quarta maior bancada do Parlamento gaúcho, ao lado de PSDB e PL, e atrás de PT (11), PP (7) e MDB (6). Desde o início do ano, a legenda se posiciona como independente, mas parte de seus integrantes participaram de reuniões em que Leite convocou partidos da base ao Palácio Piratini e uma adesão ao governo nunca foi categoricamente descartada.
Em uma possível negociação entre Executivo e o partido, o coordenador da bancada gaúcha do Congresso Nacional, deputado federal Carlos Gomes (Rep), estaria sendo cotado para assumir uma secretaria estadual. “Tem o Carlos Gomes, temos o Ronaldo Nogueira que já foi ministro, temos quadros para cooperar com o governo do Eduardo”, sugeriu Mourão.
“Eu considero o Eduardo Leite um excelente governador. Fez um excelente trabalho no primeiro mandato, como nesse segundo. É alguém que tem futuro no País como uma liderança nacional”, disse o general da reserva.
Mourão indicou que não enxerga Leite apenas como uma liderança de potencial nacional, mas também como uma alternativa de País. Ao ser questionado se poderia ser um herdeiro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL, 2019-2022), declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desconversou. Disse que não se enxerga dessa maneira e citou outras lideranças com mais capital político-eleitoral. Entre eles, o governador gaúcho.
“Não me vejo dessa forma. Existem outros políticos que têm maior projeção, como Tarcísio (de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicanos), o (Romeu) Zema (governador de Minas Gerais pelo Novo), o próprio Eduardo que é outro nome citado como futura candidatura a presidente”, declarou.
Dentre os citados, Mourão acredita que o principal nome para conduzir a direita brasileira em uma eventual tentativa de retomar a presidência da República na eleições gerais de 2026 é Tarcísio. 
Mourão também não descartou um retorno do próprio Bolsonaro: “Aqui no Brasil tudo é esfumaçado. Vamos lembrar que há dois anos o atual presidente estava inelegível (Lula). Então, Bolsonaro pode estar inelegível hoje e daqui a dois anos voltar ao jogo”.

Para Mourão, partido deve se posicionar ‘ombro a ombro’ com Melo nas eleição de 2024

O general Hamilton Mourão defendeu que o Republicanos apoie de prontidão uma futura candidatura do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), à reeleição. A sigla hoje discute suas estratégias para as eleições municipais de 2024, quando eleitores de 497 cidades gaúchas votam para prefeito e vereadores.
Ao rasgar elogios ao prefeito - que apoiou sua própria candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2022 - Mourão afirmou que esse apoio deve ser imediato. “No caso de Porto Alegre, ainda estamos discutindo. Na minha visão, julgo que o partido deveria apoiar ‘de cara’ a reeleição do Melo. Tenho profundo apreço e acho que é um gestor extraordinário. Acho que seria muito bom o partido se colocar desde já ‘ombro a ombro’ com o Melo”, declarou, em entrevista coletiva que precedeu sua palestra no evento Tá Na Mesa, promovido pela Federasul.
Enquanto uma decisão é formada nos bastidores da política partidária da Capital gaúcha, o Republicanos busca atrair lideranças gaúchas para fortalecer a legenda nas grandes cidades do Estado.
“O partido vem fazendo trabalho de arregimentação para 2024. Muitos prefeitos hoje estão migrando para o Republicanos, que está atraindo bastante gente. Estamos discutindo estratégias para as maiores cidades”, afirmou Mourão.