Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Câmara De Porto Alegre

- Publicada em 23 de Agosto de 2023 às 16:52

Saiba quem é o vereador que assume no lugar do cassado Alexandre Bobadra

Posse de Conceição está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (24)

Posse de Conceição está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (24)


CAROLINA ANDRIOLA/CMPA/JC
Após a anulação dos votos computados ao vereador cassado Alexandre Bobadra (PL), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou nesta quarta-feira (23) que Cláudio Conceição (União Brasil) assumirá a cadeira do parlamentar na Câmara de Porto Alegre. O TRE-RS realizou um reprocessamento do quociente eleitoral e partidário para a definição do novo vereador. A posse de Conceição será nesta quinta-feira (24), às 11h, no Salão Nobre Dilamar Machado da casa legislativa.Alexandre Bobadra teve seu mandato cassado pelo tribunal após acusação de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O parlamentar ainda pode protocolar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão. O vereador cassado foi eleito em 2020 pelo extinto Partido Social Liberal (PSL), assim como seu substituto Conceição.
Após a anulação dos votos computados ao vereador cassado Alexandre Bobadra (PL), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou nesta quarta-feira (23) que Cláudio Conceição (União Brasil) assumirá a cadeira do parlamentar na Câmara de Porto Alegre. O TRE-RS realizou um reprocessamento do quociente eleitoral e partidário para a definição do novo vereador. A posse de Conceição será nesta quinta-feira (24), às 11h, no Salão Nobre Dilamar Machado da casa legislativa.

Alexandre Bobadra teve seu mandato cassado pelo tribunal após acusação de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O parlamentar ainda pode protocolar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão. O vereador cassado foi eleito em 2020 pelo extinto Partido Social Liberal (PSL), assim como seu substituto Conceição.

• LEIA TAMBÉM: Projeto da LDO de 2024 de Porto Alegre chega ao Legislativo


O TRE-RS anulou os 4.703 votos que Bobadra recebeu nas eleições municipais de 2020. Após, foi realizado um reprocessamento do quociente eleitoral e partidário. O cálculo é feito a partir da divisão do total de votos válidos computados no pleito pelas 36 cadeiras da Câmara Municipal. O resultado apresentado pelo tribunal, depois da anulação das cédulas do vereador cassado, revela que cada partido necessita de 17.454 para ter direito a uma cadeira na casa legislativa. Descontando a votação de Bobadra, o PSL soma 18.774 votos, garantindo que o segundo candidato mais votado do partido no pleito de 2020, Cláudio Conceição, será o vereador que substituirá o parlamentar cassado na Câmara.

Representando a Câmara, o vereador Pedro Ruas (PSOL) compareceu ao tribunal para receber a notificação da cassação de Bobadra e o anúncio do próximo parlamentar que integrará o legislativo de Porto Alegre. O documento foi entregue ao presidente da casa, Hamilton Sossmeier (PTB). “Assim que recebemos o comunicado oficial, demos prosseguimento imediato ao cumprimento da determinação da Justiça. Estamos formulando uma Resolução de Mesa, que será assinada pelos integrantes da Mesa Diretora”, afirma o presidente.

Conceição se elegeu vereador suplente de Porto Alegre nas eleições municipais de 2016. O político assumiu a vereança pela primeira vez no ano posterior ao pleito e, a partir de 2018, exerceu a titularidade em decorrência do falecimento do então parlamentar Tarcísio Flecha Negra.