Porto Alegre, ter, 08/04/25

Publicada em 04 de Novembro de 2024 às 00:30

Parobé analisa áreas com infestação do Aedes aegypti

Ação visa identificar as áreas com maior infestação do mosquito transmissor

Ação visa identificar as áreas com maior infestação do mosquito transmissor

MAURO PIMENTEL/AFP/JC
Compartilhe:
jornal cidades
A Prefeitura de Parobé, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental e com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), realizará, entre a segunda-feira (4) e a quarta-feira (6) o primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A ação visa identificar as áreas com maior infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, criando uma base de dados essencial para um combate direcionado.
O LIRAa é um processo amostral que calcula o índice de infestação predial e avalia a densidade dos criadouros do Aedes aegypti, identificando quais são os principais focos de reprodução do mosquito no município. A partir dos resultados, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental poderá implementar o uso da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), método que direciona o inseticida para áreas específicas, como paredes, rodapés e outros locais onde o mosquito costuma repousar.
Para a secretária de Saúde de Parobé Aline Nunes, o LIRAa é uma ferramenta indispensável para o controle do mosquito. "A parceria da população é essencial nesse trabalho. É preciso que todos se conscientizem sobre a importância de manter pátios e terrenos livres de pontos de água parada", destaca.
Além do LIRAa, as visitas de combate ao Aedes aegypti ocorrem rotineiramente de segunda a sexta-feira, com agentes uniformizados e identificados realizando inspeções em perímetros residenciais. A Vigilância em Saúde Ambiental reforça a necessidade da população seguir as orientações de prevenção, como a eliminação de recipientes que possam acumular água e facilitar a reprodução do mosquito.
A comunidade que tiver dúvidas ou queira mais informações sobre as ações contra o Aedes aegypti pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone (51) 3543-8674.
 

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários
Jornal Cidades Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.