Porto Alegre, ter, 08/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 01 de Novembro de 2024 às 19:40

Integração cinematográfica com o Uruguai completa 16 anos em 2025

Centro Histórico de Santa Thereza, em Bagé, foi palco para as primeiras sessões da mostra.

Centro Histórico de Santa Thereza, em Bagé, foi palco para as primeiras sessões da mostra.

Jéssica Pacheco
Compartilhe:
Jéssica Pacheco Repórter
Nascido em 2009 como mostra de curtas-metragens de realizadores da Região de Bagé, o Festival Internacional de Cinema da Fronteira já está com as inscrições abertas para a 16ª edição, que acontece em 2025.
Com projeção rápida, o evento, que foi realizado em uma única noite, exibindo cinco curtas, logo na 2ª edição foi batizado de Festival. E, a partir do 3º ano, tornou-se Internacional, quando passou a inserir curtas em competição.
Zeca Brito, cineasta e diretor artístico do Festival da Fronteira, conta que a motivação foi inspirada na necessidade de dar vida ao Centro Histórico Vila de Santa Thereza, que havia sido recentemente restaurado e entregue à comunidade.
E por falar em crescimento, a partir da 4ª edição, o Festival passou a buscar os territórios internacionais próximo à cidade de Bagé. Aceguá e Melo receberam oficinas e mostras de cinema. Mais adiante, na 10ª edição, Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai, passaram a integrar a programação oficial e anual do evento.
Zeca Brito ainda reforça a importância de ampliar as relações comunitárias através das parcerias institucionais com as universidades do Brasil e do Uruguai. Hoje, o evento conta com a Urcamp, Unipampa, o DELAR e o TEC.
Esse conteúdo faz parte do Projeto de Extensão do Jornal do Comércio com produção de conteúdos diários em Pelotas, Bagé e Rio Grande

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários