O dirigível elétrico tripulado AS700D da China realizou um voo inaugural bem-sucedido nesta sexta-feira (21), marcando um grande avanço para o país em equipamentos de aviação verde no setor de economia de baixa altitude, anunciou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), desenvolvedora do dirigível. As informações são da agência de notícias Xinhua.
O marco verificou a maturidade e os princípios tecnológicos do AS700D desenvolvido de forma independente pela China, fornecendo uma reserva técnica para o desenvolvimento de dirigíveis elétricos subsequentes, disse a AVIC.
O AS700D realizou o voo inaugural na manhã da sexta-feira em Jingmen, na Província de Hubei, no centro da China. Ele realizou uma decolagem vertical e, em seguida, subiu rapidamente a uma altitude de 50 metros. Depois de pairar brevemente, realizou um pouso vertical e parou de forma estável.
"O voo do dirigível elétrico é mais leve e suave, assim como dirigir carros de nova energia. Ele opera silenciosamente, e tanto a experiência de pilotagem quanto a de viagem são mais confortáveis", disse o piloto do voo inaugural, Lin Hong.
Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Veículos Especiais da AVIC, o AS700D é um novo tipo de dirigível totalmente elétrico com uma atualização abrangente de eletrificação baseada no dirigível tripulado AS700, que usa gasolina de aviação como combustível.
A tecnologia utiliza um avançado sistema de acionamento elétrico com bateria de lítio, sistema de hélice, sistema de controle de empuxo vetorial e sistema de resfriamento para substituir o motor aeronáutico e o sistema de combustível tradicionais.