Porto Alegre, ter, 08/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 20 de Janeiro de 2025 às 17:07

Lula deseja êxito a Trump e pede avanço em parcerias

 Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva (C) speaking, flanked by his Vice President Geraldo Alckmin (L) and Chief of Staff Rui Costa, during a ministerial meeting at the official residence Granja do Torto in Brasilia on January 20, 2025. Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva said he hoped the United States would remain a

Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva (C) speaking, flanked by his Vice President Geraldo Alckmin (L) and Chief of Staff Rui Costa, during a ministerial meeting at the official residence Granja do Torto in Brasilia on January 20, 2025. Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva said he hoped the United States would remain a "historical partner" of his country after Donald Trump's return to the White House Monday. (Photo by Ricardo STUCKERT/BRAZILIAN PRESIDENCY/AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY / RICARDO STUCKERT" - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS Caption

Ricardo STUCKERT/BRAZILIAN PRESIDENCY/AFP/JC
Compartilhe:
Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota oficial para cumprimentar o presidente dos Estados Unidos, que tomou posse no cargo nesta segunda-feira (20), em Washington, para um mandato de quatro anos. 
"Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica", afirmou Lula. O presidente brasileiro ainda destacou as "fortes" relações bilaterais, em diferentes áreas, ofereceu a continuidade das parcerias e desejou êxito a Trump.

"Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico", acrescentou.

Mais cedo, ao abrir uma reunião ministerial em Brasília, Lula já havia citado a posse de Trump, dizendo da expectativa de manter boas relações com a administração do republicano.

"Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problemas para a democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos. Eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo brasileiro e o norte-americano melhorem, e para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil", disse.

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários