A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) anunciou, na última terça-feira (26), a retomada das atividades em Porto Alegre com o lançamento de quatro cursos tecnólogos de nível superior: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade e Logística. Segundo a Diretora de Programas Educacionais Tecnólogos da ESPM, Jane de Freitas Mündel, a iniciativa surgiu após um mapeamento do mercado que identificou a demanda por formações mais técnicas e operacionais.
“Diminuímos os esforços no bacharelado justamente com o objetivo de nos preparar para um novo produto, com um novo público, mas ainda considerando a demanda de Porto Alegre”, explica. Em outubro de 2024, a empresa comunicou o encerramento dos dois últimos cursos de graduação que mantinha na Capital: Publicidade e Design. Os demais (Administração, Design de Moda, Jornalismo e Relações Internacionais) já haviam sido fechados em 2023. Desde então, manteve apenas programas voltados à especialização profissional.
A estimativa da diretoria é que as inscrições para o vestibular iniciem nos próximos dias. Serão 300 vagas disponíveis para cada categoria. Do total, 90% serão destinadas a bolsistas, com bolsas integrais para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsas parciais de 50% para renda de até 3 salários mínimos. O ingresso também poderá ser realizado por meio da aplicação da nota do Enem.
Com a modalidade, a ESPM investe na ideia de promover transformação social por meio do acesso à educação. Jane afirma que a proposta busca atingir um público interessado na formação acessível e destaca a intenção de firmar parcerias para ampliar o alcance da iniciativa. “Vamos precisar muito da ajuda do Estado, institutos, ONGs e de acesso às comunidades para que isso possa virar realidade. Apostamos muito nesse impacto, porque sabemos que o Brasil está precisando de tecnólogos e queremos fazer essa transformação de vidas para a população de alta vulnerabilidade”, conclui.
- LEIA TAMBÉM: Com aporte de R$ 400 milhões, Gravataí terá instituto com modelo inédito para formação em tecnologia
As aulas têm previsão para começar em fevereiro de 2026 nos períodos matutinos e noturnos, e as atividades vão ocorrer no campus da rua Guilherme Schell, nº 268, no bairro Santo Antônio. Segundo a diretora, ainda está sendo analisada a estimativa de funcionários para a instituição. A contratação depende do número de matriculados por turno.
Além da nova formação, a ESPM afirma que vai reforçar sua oferta de programas de pós-graduação em Porto Alegre neste segundo semestre. Uma das inovações será o MBA em Marketing Estratégico, Gestão de Dados e Growth, com apoio do Instituto Caldeira. Outros lançamentos incluem especializações no formato híbrido, como a Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing e a Pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo. De acordo com Jane, a instituição vai focar em áreas tecnológicas ligadas à administração, que apresentam grande demanda por profissionais no mercado atual.