Com o cessar nas chuvas em Porto Alegre e nas cabeceiras dos rios que desaguam no Guaíba, o nível do lago apresenta uma estabilidade na tarde desta terça-feira (1º). Conforme medição realizada pela Defesa Civil Estadual, o Guaíba está em 3,40 m junto à Usina do Gasômetro às 15h, marca que permanece a mesma desde o meio dia.
Nas últimas 24h, o Guaíba subiu apenas 4cm no ponto de monitoramento. Ali, a cota de inundação é de 3,60 m, enquanto a de alerta é de 3,15 m.
Já na região do Cais Mauá, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, o nível às 15h desta terça é de 2,88 m. No Cais, a cota de inundação é de 3 m.
A estabilidade do Guaíba havia sido constatada na segunda-feira (30) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o pesquisador Fernando Meirelles apontou a tendência das águas nos próximos dias. "As cheias dos rios Caí, Jacuí e Sinos já começaram a recuar, e o Taquari, embora ainda com vazão alta, também deve baixar em breve. Agora, o fator determinante é o vento. Com o vento Sul, o nível do Guaíba permanece elevado, mesmo sem previsão de chuvas significativas", explicou.