Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 17 de Junho de 2025 às 13:17

Porto Alegre lança campanha para incentivar cuidado com a cidade

Sebastião Melo reiterou a importância da colaboração entre sociedade e poder público durante lançamento da campanha

Sebastião Melo reiterou a importância da colaboração entre sociedade e poder público durante lançamento da campanha "Minha cidade é a minha casa"

ESPECIAL/JAMIL AIQUEL/JC
Compartilhe:
Jamil Aiquel
Jamil Aiquel
Com o objetivo de conscientizar a população e promover cuidados com a cidade, a prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira (17) a campanha “Minha cidade é a minha casa”. A iniciativa busca incentivar atitudes simples e fundamentais, como a separação correta do lixo, o cuidado com a limpeza urbana e o combate ao vandalismo, de uma maneira leve, participativa e com bom humor.O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal de comunicação social, Luiz Otávio Prates. Buscando um clima leve e divertido, o humorista Jair Kobe, popularmente conhecido por seu personagem Guri de Uruguaiana, foi um dos convidados da prefeitura e atuou como apresentador do encontro. A campanha é uma realização do Gabinete de Comunicação Social (GCS).
Com o objetivo de conscientizar a população e promover cuidados com a cidade, a prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira (17) a campanha “Minha cidade é a minha casa”. A iniciativa busca incentivar atitudes simples e fundamentais, como a separação correta do lixo, o cuidado com a limpeza urbana e o combate ao vandalismo, de uma maneira leve, participativa e com bom humor.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal de comunicação social, Luiz Otávio Prates. Buscando um clima leve e divertido, o humorista Jair Kobe, popularmente conhecido por seu personagem Guri de Uruguaiana, foi um dos convidados da prefeitura e atuou como apresentador do encontro. A campanha é uma realização do Gabinete de Comunicação Social (GCS).
• LEIA TAMBÉM: Aneel confirma reajuste médio de 12,39% para a RGE

"O prefeito Melo sempre nos determina que a comunicação institucional tem que ter um viés de conscientização. E foi isso que fizemos. No primeiro mandato fizemos um esforço para essa conscientização e precisávamos dar um passo adiante. Essa campanha vem ao encontro disto: é justamente dar esse passo adiante nos cuidados da cidade", afirmou Prates.

Segundo o secretário, o projeto "Minha cidade é a minha casa" busca somar às iniciativas de cuidado com a cidade promovidas pela prefeitura. Prates destacou que a gestão de Sebastião Melo investiu cerca de R$ 500 milhões nessa área mas que, apesar disso, "a prefeitura sozinha tem suas limitações".

"É nosso dever compartilhar um pouco deste desafio com a sociedade. E quando falamos que não fazemos sozinhos, é porque todo mundo pode ajudar a manter a cidade limpa e organizada. É parte nossa, enquanto sociedade, manter a cidade organizada. E é por isso que a gente precisa cuidar de Porto Alegre, como a gente cuida da nossa casa", destacou o secretário.

Assim, foram anunciados três comerciais televisivos, um clipe musical e peças de rádio para divulgar a campanha. Todos os materiais apresentados contavam com o jingle oficial do projeto - chamado de “Hey, Tchê”-, e tinham como objetivo reforçar a analogia de que cuidar da cidade é o mesmo que cuidar da sua casa.
• LEIA TAMBÉM: Onze municípios gaúchos reportam danos por conta da chuva

Após isso, Melo exaltou a nova iniciativa de sua gestão. Em sua fala, o prefeito reiterou a importância da colaboração entre sociedade e poder público.

“Uma cidade bem cuidada tem dois pilares. A prefeitura tem que fazer o seu papel, mas se a população não fizer, esse jogo não vira. E eu tô aqui fazendo um apelo para que nós juntos possamos virar esse jogo”, afirmou o prefeito

Por fim, ele admitiu que a cidade tem problemas, mas se mostrou otimista na capacidade de sua gestão de resolvê-los. Melo acredita que a ação será capaz de mudar a visão da população acerca de temas como coleta seletiva e o combate ao vandalismo, e citou a campanha de obrigatoriedade do uso do cinto de segurança como um case de sucesso.

“A cidade tem problemas, teve antes, tem agora e nosso desafio é virar isso. Estamos investindo para resolver, mas sozinhos não conseguiremos. Se o lixo não é separado nem colocado na hora certa, se as calçadas não são cuidadas, não conseguiremos. A campanha chama a população para juntos enfrentarmos essa causa. Nós gestores temos responsabilidade, mas esse jogo só vai ser virado se trabalharmos irmanados.

Notícias relacionadas