Atualizada em 17 de junho de 2025, às 13h40min.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou uma lista de 23 municípios que reportaram danos devido à chuva que tem atingido o Estado desde esta segunda-feira (16). Há desde inundação até bloqueios de estradas.
Em Colinas, parte do município está sem energia elétrica. A concessionária já foi contatada. Encruzilhada do Sul soma 15 residências inundadas, 30 desalojados e 150 afetados pelo transbordamento do córrego Lava Pés. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atuando no apoio aos afetados e na limpeza do local.
A cidade de Gentil reporta dano em telhado de uma residência, que já foi atendido pela Defesa Civil. Nova Hartz contabiliza dano em um telhado, com queda de árvore, poste e fios elétricos caídos. Até o momento, já foi providenciada uma lona e a retirada dos galhos.
Conforme a MetSul, teve granizo no final da tarde desta segunda-feira em Livramento
MetSul/Reprodução/JC
Em Paraíso do Sul, a ERS-287 foi totalmente bloqueada. Passa Sete apresenta problemas em pontes e aterros. As aulas foram suspensas no município.
Santa Cruz do Sul teve de colocar lona em três residências. Santa Maria reporta 36 alagamentos, uma inundação, um colapso em edificação, uma queda de árvore e 34 casas danificadas, 9 desabrigados e 178 outros afetados.
Santana do Livramento enfrenta danos em telhados de diversas residências e apoia o município com lonas. A Defesa Civil Municipal está mobilizada no atendimento às vítimas. Segredo, onde as aulas também foram suspensas, registrou transbordamento em arroios e água sobre pontes. Já Sobradinho reportou extravasamento do Rio Carijinho, com retirada de famílias das áreas de risco e aulas suspensas.
Em Vale do Sol, a ponte de Linha Bernardino–Vale do Sol foi interditada. Enquanto em Alegrete, foram reportados danos em casas decorrentes da chuva intensa. O município de Amaral Ferrador informa carregamento parcial das bordas de uma estrada e da cabeceira de uma ponte.
Arvorezinha, por sua vez, reportou duas pessoas desalojadas, que residiam em área de risco geológico. Já em Cachoeira do Sul, o número de desalojados chega em sete. No município, há ainda 13 desabrigados.
Em Candelária, foi reportado o desaparecimento de casal após tentativa de atravessar área alagada. Espumoso registrou danos em telhado de uma casa, bueiros obstruídos e estradas alagadas, assim como o alagamento de escolas, devido ao transbordamento de sanga.
Ibirapuitã informou alagamentos em vias e casas. Um cenário semelhante foi reportado em Jaguari, que registrou casas e ruas alagadas, assim como movimentos de massa.
Em Lajeado, ocorreu o desabamento de uma residência, sem vítimas. Além disso, foram reportados alagamentos na Av. Décio Martins da Costa, na Av. 7 de Setembro, na Rua Bernardino Pinto, nas proximidades do Parque Teobaldo Dick e de via lateral no bairro Montanha.
Mata informou o alagamento de ruas e casas no município. Enquanto em Novo Cabrais, houve o bloqueio total da RSC 287 KM 167 por enxurrada e erosão da borda do arroio e árvore de grande porte.