As obras nos viadutos em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem novo prazo para finalização. Os viadutos deverão estar liberados para a circulação de veículos até o final do mês de maio, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A autarquia anunciou o novo prazo porque ainda falta finalizar a sinalização horizontal e vertical e terminar a limpeza geral nas estruturas. Porém, segundo o Dnit/RS, existe a possibilidade de que a liberação para o tráfego de carros ocorra um pouco antes do final do mês. Anteriormente, o Dnit/RS havia informado ao Jornal do Comércio que a circulação de automóveis seria liberada até o final desta semana. Os recursos para realização das obras no valor de R$ 121,1 milhões são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os trabalhos realizados no complexo viário de Esteio foram a duplicação do viaduto existente e a construção de novas elevadas em frente ao parque, com rua lateral dos dois lados. A nova estrutura será testada pelos visitantes durante a realização da 48ª edição da Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro deste ano. A feira do agronegócio do Rio Grande do Sul ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil. Também foi construída uma nova passarela de pedestres junto à estação da Trensurb em Esteio.
Os trabalhos na rodovia BR-116, em Esteio, começaram em setembro de 2023. As obras dos viadutos lateral e do Celina Kroeff foram realizadas de maneira simultânea. No projeto, consta a implantação de uma terceira faixa em cada sentido da BR-116, e de uma rua lateral no sentido Porto Alegre/Interior. Também foi construída uma nova passarela de pedestres junto à estação da Trensurb. O viaduto lateral ao existente, com cerca de 180 metros de comprimento e pista dupla, permite a duplicação da passagem por cima da rótula do município de Esteio, no sentido Interior/Porto Alegre.
A prefeitura de Esteio destaca que as obras representam uma importante integração entre os bairros e o centro urbano, além de facilitar o deslocamento entre Esteio e os municípios vizinhos - Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A administração municipal ressalta ainda a melhora na mobilidade urbana e contribui diretamente para o desenvolvimento da região. A prefeitura reforça que, com as novas alças e readequações, espera-se a redução dos congestionamentos, mais fluidez no tráfego e melhores condições para o transporte público e de cargas.