Com a chegada da chuva no Estado nesta quarta-feira (12), as temperaturas reduzem em todo o Rio Grande do Sul após semanas de onda de calor. Segundo a MetSul Metereologia, a variação térmica passou de 10ºC em 24 horas em várias cidades do Estado, com diminuição de temperatura principalmente nas regiões Sul e Leste, e Norte e Noroeste ainda seguem com altas temperaturas.
Porto Alegre foi a capital mais quente do País na última terça-feira (11), e às 15h registrava 38,4ºC. Nesta quarta, também às 15h, registrava 25,8ºC - uma queda de 12,6ºC. No Sul do Estado, Rio Grande media 37,7ºC às 13h, e na terça, 25,1ºC, com diferença de 12,6º. Já em Passo Fundo, a temperatura era de 33,9ºC às 14h de terça-feira, e 31,9ºC no dia seguinte - permanecendo na onda de calor.
Segundo previsão da MetSul, a frente fria que trouxe a chuva para o Estado pode tornar o tempo instável com pancadas de chuva na fronteira com o Uruguai, risco de temporais, chuva forte e diminuição da temperatura. Na região Central e Norte, o sol mantém aquecimento intenso, e entre a tarde e a noite o calor e ar úmido provoca chuvas em todo o Estado.
Em Porto Alegre a chuva permanece na quinta-feira (13), com tempo instável e pancadas de chuva. Também segundo a MetSul, o vento que chega do Sul e Sudeste dará fim a onda de calor. O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec) prorrogou até às 7h de quinta, o alerta preventivo para o risco de chuvas intensas na Capital.
De acordo com a Catavento Meteorologia e Meio Ambiente, podem ocorrer pancadas de chuvas de moderada a forte intensidade, com acumulados de até 50mm, além de descargas elétricas, rajadas de vento de até 40 km/h e possibilidade de queda pontual de granizo.
A população deve evitar áreas alagadas e buscar abrigo seguro em caso de tempestades. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
A população deve evitar áreas alagadas e buscar abrigo seguro em caso de tempestades. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.