Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 12 de Fevereiro de 2025 às 14:50

Pelotas acumula 65mm de chuva e tem alagamentos em diversos bairros

Acumulado entre terça-feira (11) e a manhã desta quarta-feira (12) foi de 65 milímetros registrados pelo pluviômetro da casa de bombas Leste, no Porto de Pelotas

Acumulado entre terça-feira (11) e a manhã desta quarta-feira (12) foi de 65 milímetros registrados pelo pluviômetro da casa de bombas Leste, no Porto de Pelotas

Janine Tomberg/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Com um acumulado de 65mm de chuva entre a terça-feira (11) e a manhã desta quarta-feira (12) segundo o pluviômetro localizado no porto, o município de Pelotas registrou alagamentos em diversos pontos da cidade. 
Com um acumulado de 65mm de chuva entre a terça-feira (11) e a manhã desta quarta-feira (12) segundo o pluviômetro localizado no porto, o município de Pelotas registrou alagamentos em diversos pontos da cidade
Segundo informe da prefeitura, a região da Avenida Bento Gonçalves, nas imediações do supermercado Carrefour, recebeu uma chuva de 60mm em apenas 50 minutos. Os registros de moradores foram abundantes nas redes sociais, incluindo os de pelotenses famosos, como o cantor Vitor Ramil. 
De acordo com o site da prefeitura, as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Transporte e Trânsito (STT), o Sanep e a Defesa Civil estão com equipes nas ruas "para auxiliar a comunidade ou tomar providências que se fizerem necessárias".
Segundo a gestão municipal, Pelotas possui sete casas de bombas, mantidas pelo Sanep, "em pleno funcionamento e com servidores atuando, ininterruptamente, na retirada dos resíduos sólidos que chegam às grades dos equipamentos, conduzidos pelos canais de drenagem, para impedir danos". As casas de bombas são a Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra.
Segundo avaliação técnica do Sanep, os alagamentos que se verificaram são justificados pelo intenso volume de chuva em pouco tempo, em uma cidade plana. Essa condição inviabiliza o escoamento imediato das águas, embora com todo o sistema de drenagem em funcionamento. A SSUI, durante a chuva desta terça, atendeu moradores da Vila Jacottet, zona Norte da cidade, onde algumas casas chegaram a ser invadidas por lâmina de água. Não houve necessidade de remoção de nenhum morador.
Após a chuva, as valetas e tubulações retornaram à mostra, possibilitando intervenções manuais das equipes, informou a prefeitura. A Secretaria de Transporte e Trânsito sinalizou duas tampas de esgoto, a pedido do Sanep. Não houve necessidade de bloqueios de trânsito devido à chuva e os semáforos funcionaram normalmente. Na zona rural, não houve ocorrências significativas indicadas em levantamento das administrações distritais.

Notícias relacionadas