Criada para auxiliar pessoas e comunidades em situações de crise, como desastres naturais, o Coletivo Bonanza, uma Organização não-governamental de Porto Alegre, está ajudando o estado de Santa Catarina, que foi atingido por fortes chuvas desde a quinta-feira (16). A coordenadora Carol Vanzelotti diz que a entidade tem atuação na área da inteligência humanitária, ou seja, com o trabalho de dados das pessoas.
No formulário denominado "Ajuda SC", as pessoas atingidas colocam suas necessidades. Segundo a coordenadora do Coletivo Bonanza, em 80% dos casos, as populações atingidas por tragédias climáticas pedem doações de comida, água e colchão. O trabalho dos voluntários gaúchos é desenvolvido em parceria com duas de Santa Catarina: o Cidades Invisíveis e os Voluntários Floripa, além da Defesa Civil de Santa Catarina.
Conforme Carol, num segundo momento, a solicitação das famílias atingidas é por cestas básicas e depois por eletrodomésticos como fogão e geladeira. O trabalhos dos voluntários do Coletivo Bonanza surgiu durante as enchentes de maio de 2024 que causaram destruição no Rio Grande do Sul. Em razão de que existe a dificuldade de se chegar aos lugares em Santa Catarina por conta das inundações, a entidade pede que as pessoas façam a doação de dinheiro para compra de marmitas e de produtos como água e material de higiene. Os valores podem ser doados para o PIX Bonanza: Cnpj: 56.440.517/0001-56. Mais informações no https://bonanza.ong/ajuda-sc/.