Porto Alegre, qui, 03/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 03 de Junho de 2024 às 14:12

Após novos alagamentos no bairro Menino Deus, Dmae religa Ebab 16

Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto ficou embaixo d'água mais uma vez

Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto ficou embaixo d'água mais uma vez

THAYNÁ WEISSBACH/JC
Compartilhe:
Thiago Müller
Thiago Müller Repórter
Após manutenção emergencial da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, que abastece os bairros Menino Deus e Cidade Baixa, a Estação foi religada no início da tarde desta segunda-feira (3). Depois do desligamento, as águas voltaram a subir no na região de Porto Alegre. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a situação deve normalizar após o religamento.
Esta é, pelo menos, a terceira vez que a região volta a enfrentar novos acúmulos de água desde o pico das cheias. Além dela, também o bairro Praia de Belas enfrenta novos alagamentos. Segundo o Departamento, as águas subiram por novo represamento do Guaíba. O escoamento da chuva até o arroio Dilúvio ocorre, segundo o Dmae, por gravidade. Com o represamento do Guaíba, o nível do arroio sobe e faz com que ela retorne pelas bocas de lobo.
Ás 23 horas de domingo (2), o nível do Guaíba era de 3,43m. Na última medição da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA), desta segunda-feira, a marcação é 3,69m, tendo chegado a 3,86m. Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em recente relatório, o processo está associado ao retorno de vento Sul forte. A cota de inundação, após novas métricas definidas é de 3,60m na  Usina do gasômetro e a de alerta é 3,15m.

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários