Na tarde desta quinta-feira (4), centenas de trabalhadores dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha se manifestaram em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), onde ocorreu reunião de mediação a respeito da gestão dos hospitais, às 14h.
Na reunião, foi definido que o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, vai assumir o Padre Jeremias, de Cachoeirinha, a partir da próxima segunda-feira (8).
Além disso, até terça-feira (9), serão disponibilizados os Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRTCs) dos servidores do Hospital de Alvorada, assim como os guias de seguro e multa do FGTS depositados. O mesmo acontece com os funcionários do Hospital de Cachoeirinha, na terça-feira seguinte (16). Os trabalhadores haviam sido demitidos em meio ao processo de troca de gestão das unidades.
A assessoria de imprensa do Sindisaúde-RS, que representa os funcionários demitidos, informou que o Estado terá o prazo de 10 dias para manifestar a viabilidade do pagamento de verbas rescisórias.
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) emitiu uma nota, na terça-feira (2), relatando que oficiou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que sejam tomadas providências em relação a hospitais na região metropolitana que correm risco de desassistência à usuários do Sistema de Saúde da região.